Chamadas

7 direitos que só os trabalhadores de carteira assinada recebe

Exercer atividade de carteira assinada garante ao cidadão uma série de direitos e benefícios que normalmente não se consegue em outra forma de trabalho.

Além do acesso a diversos direitos e benefícios, o trabalhador também fica amparado pela lei, resguardando o cidadão ao cumprimento de suas atividades, assim como as responsabilidades do empregador para que o trabalhador possa exercer suas funções.

É importante falarmos dessas questões, pois, muitas pessoas enxergam que a vantagem de estar trabalhando de carteira assinada, é apenas de garantir uma grana no início do mês através do salário recebido.

Contudo, existem diversas outras vantagens que muitas vezes os trabalhadores não se atentam e também não procuram. Dessa forma aproveitaremos a leitura de hoje para contarmos 8 dos principais direitos que somente quem trabalha de carteira assinada tem acesso.

7 direitos que os trabalhadores de carteira assinada tem direito

Todos os direitos que apresentaremos a seguir estão expressos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também na Constituição Federal. Confira!

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Todo trabalhador que exerce atividade de carteira assinada possui direito ao FGTS. O Fundo de Garantia, por sua vez, trata-se de uma espécie de poupança em nome do trabalhador e vinculado ao contrato de trabalho.

Dessa maneira, todos os meses o empregador é obrigado a depositar 8% do salário bruto do trabalhador em uma conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho.

Como o depósito ocorre todos os meses, com o passar dos anos, o trabalhador pode garantir uma boa quantia guardada que poderá ser utilizada em diferentes situações, como o saque caso seja demitido sem justa causa, para comprar um imóvel, dentre outras.

Abono salarial do PIS

Todo trabalhador que possui registro no PIS (possui carteira assinada) a mais de cinco anos, que recebe uma remuneração média mensal de até dois salários e que trabalha ao menos um mês por ano têm direito ao abono salarial.

O abono salarial é um benefício pago pelo governo aos trabalhadores que se enquadram nas especificações ditas anteriormente. O valor do benefício pode chegar a um salário mínimo dependendo de quantos meses o cidadão trabalhou no decorrer do ano.

Quem se enquadra nos requisitos ditos anteriormente e trabalhou o ano todo, possui direito ao abono salarial com valor integral, ou seja, um salário mínimo do ano vigente. Já quem trabalhou menos tempo receberá o benefício proporcional.

Férias remuneradas

Quem trabalha de carteira assinada tem direito a 30 dias de descanso por ano, e detalhe, os 30 dias são remunerados. O benefício é concedido após ao menos um ano de trabalho, e a decisão sobre quando será as férias é do patrão.

Outra vantagem garantida, é que o trabalhador que prefere ganhar uma renda a mais e reduzir o número dos dias de férias, pode vender parte das férias ao patrão, ou seja, você deixa de descansar e o patrão te paga a mais por isso.

13° salário

Outro importante benefício para os trabalhadores está no 13º salário, que é um benefício concedido todos os anos, no final do ano para quem exerceu atividade de carteira assinada.

Como seu nome diz, o 13º salário é literalmente um salário a mais do que o trabalhador tem direito, no caso, quem trabalhou o ano todo recebe mais um salário cheio e quem trabalhou menos tempo recebe proporcional a quantidade de meses trabalhados no ano.

Horas extra

A jornada de trabalho tradicional do cidadão deve ser de 8 horas por dia e 44 horas por semana, conforme determina a legislação trabalhista.

Contudo, o trabalhador pode fazer todos os dias até duas horas extras no trabalho, no qual essa hora extra deve ser paga com valor de pelo menos 50% a mais do que uma hora de trabalho normal.

Além disso, nos sábados e domingos trabalhados a hora extra vale o dobro, ou seja, 100% a mais do que a hora de trabalho normalmente exercida.

Vale-transporte

Caso seu trabalho fique um pouco longe da sua casa, é possível pedir ao empregador o vale-transporte para garantir o deslocamento da sua casa até a empresa.

No vale transporte, o empregador pode descontar até 6% do seu salário para bancar o benefício, onde, o restante do vale deverá ser custeado pela empresa.

Seguro desemprego

Todos os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada possuem direito ao seguro-desemprego. Contudo, o requisito principal para garantir acesso ao benefício é ser demitido sem justa causa.

Isso porque, o trabalhador demitido por justa causa perde uma série de direitos e benefícios, dentre eles o seguro-desemprego.

No geral, para garantir acesso ao seguro-desemprego é necessário:

Tem direito ao Seguro-Desemprego o trabalhador que:

  • Tiver sido dispensado sem justa causa;
  • Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:
    • pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
    • pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
    • cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
  • Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

54 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago