Mais do que ter um bom plano de negócios, a sua empresa precisa ser capaz de executá-lo com eficiência. Para isso, alguns fatores são indispensáveis. Desde características pessoais até fatores estruturais, algumas coisas são vitais para o bom andamento de qualquer companhia, independentemente do ramo.
Confira a seguir quais são os fatores vitais para o seu plano de negócios dar certo:
1. UM CONCEITO DE NEGÓCIOS SÓLIDO
O erro mais comum feito por empreendedores é não escolher o negócio certo no início. Isso pode gerar insatisfação, estresse e, por fim, o declínio do seu negócio. O melhor jeito de prevenir isso é saber no que você está entrando antes de tomar qualquer ação. Procure trabalhar para alguém na área antes de “bater o martelo” na sua decisão. Pode existir uma grande diferença entre o que você imagina que o negócio é, e o que ele realmente será.
2. ENTENDIMENTO DO SEU MERCADO
Um bom jeito de testar o seu entendimento é colocar o seu produto ou serviço no mercado para que o mercado possa avaliá-lo. Se você acha que tem um bom produto que vai cativar a atenção de clientes no mundo todo, produza alguns exemplares e tente vendê-los. Você talvez descubra coisas vitais para o sucesso no futuro.
3. UMA INDÚSTRIA SAUDÁVEL E EM CRESCIMENTO
Lembre-se que algumas das melhores invenções da humanidade, como carros e aviões, não deram lucros para muitos dos pioneiros nelas. Ter uma boa ideia num mercado que não a quer é pior do que ter uma ideia ruim. O sucesso vem para projetos com boas perspectivas econômicas, não necessariamente para grandes invenções.
4. GESTORES CAPAZES
Procure por pessoas que você admira, com bons valores éticos, habilidades complementares às suas e que sejam mais inteligentes que você. Planeje contratar pessoas com as habilidades que você não tem. Defina a sua habilidade única e escolha se cercar por aqueles que podem transformar as suas fraquezas em força.
5. CONTROLE FINANCEIRO EFICIENTE
Você vai entender mais tarde a importância de se qualificar em contabilidade, softwares e administração de fluxo de caixa. A maioria dos empreendedores não é muito familiar com contabilidade e tem que voltar para a escola para aprender essas habilidades. Você apostaria as suas economias em um jogo no qual não sabe acompanhar a partida? As pessoas fazem isso sem querer o tempo todo.
6. FOCO DE NEGÓCIOS CONSISTENTE
Como regra, as pessoas que se especializam em produtos e serviços são mais bem aceitas pelo mercado do que aquelas que tentam resolver todos os problemas de uma vez só. Foque em aplicar as suas forças para algo em que você poderá competir sem se basear completar completamente em preço.
7. UMA MENTALIDADE PRONTA PARA MUDANÇAS
Não se comprometa cedo demais. O seu primeiro plano deve ser escrito à lápis, não à caneta. Mantenha uma mentalidade fluida e seja agressivo com revisões e mudanças para expandir o seu conhecimento. Via Universia
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