Pesquisas recentes indicam um desafio significativo na promoção da igualdade de oportunidades para mulheres em cargos de liderança. De acordo com os resultados do estudo “Panorama Mulheres 2023”, conduzido pelo renomado Talenses Group em parceria com o Insper e divulgado em maio de 2023 pela HSM Management, apenas 17% dos cargos de presidência em empresas são ocupados por mulheres. Aquelas que fazem parte da minoria, estão fazendo grande diferença em seus mercados de atuação e abrindo portas para uma nova geração.
Embora o imaginário coletivo possa sugerir que as mulheres são menos ambiciosas do que os homens, o 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho, estudo da McKinsey e da LeanIn.org, mostra que não. Os dados indicam que as mulheres continuam a ser altamente ambiciosas em todos os níveis da hierarquia corporativa e estão tão interessadas em serem promovidas quanto os seus pares masculinos. Por isso, construir marcos em seus mercados tornou-se meta para valorização corporativa e equidade de gênero dessa e de próximas gerações.
Confira abaixo mulheres que estão liderando e construindo feitos em setores historicamente liderado por homens.
Silvia Moraes, vice-presidente administrativa da Embracon
Silvia iniciou sua carreira em 1989. Com vasta experiência e conhecimento do mercado de consórcio, em 2022 e 2023 foi indicada como uma das CEOs mais admiradas do Brasil, segundo o Grupo Gestão RH. Na Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil, é responsável pelas diretorias de controladoria, planejamento estratégico, GRC (governança, risco e compliance), relacionamento com o Cliente, PR (pessoas e resultados), TI (tecnologia da informação), jurídico e sourcing. A empresa registrou faturamento de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre e é uma das maiores do setor, historicamente liderado por homens.
Desde julho, uma nova resolução do Banco Central exige que instituições financeiras e de pagamento promovam educação financeira aos clientes. Este cenário, combinado com a possibilidade de quedas na taxa Selic e um ambiente econômico dinâmico, tem impulsionado a popularidade dos consórcios. Esta modalidade de compra se destaca por ajudar na programação financeira e na redução do endividamento, oferecendo vantagens como ausência de juros, proteção contra a inflação e flexibilidade, tornando-a uma alternativa atraente tanto para aquisição de bens quanto para diversificação de investimentos. Com liderança na área administrativa da Silvia, a Embracon está alinhada com essa tendência e investe na educação financeira através da EmbraAssist, uma Inteligência Artificial dedicada ao consórcio. Além disso, a Embracon oferece um simulador de consórcios e uma variedade de materiais educativos, como e-books, artigos e vídeos, disponíveis em seu site e redes sociais, para que os clientes possam aprender e planejar suas finanças de acordo com suas necessidades.
Ana Oliva Bologna, diretora da Japi e presidente do Conselho de Administração da Astra
Construção e acabamento
Ana é diretora da Japi, presidente do Conselho de Administração da Astra, empresa familiar que existe há quase 70 anos, e foi nomeada pela Forbes como uma das 16 Mulheres de Sucesso de 2024. Ela é formada em administração de empresas e está no mundo dos negócios há mais 20 anos. Na Astra, também é coordenadora dos Comitês de Estratégia, Investimentos, Sustentabilidade e Inovação e de ESG; sócia da F A Oliva, presidente do Conselho Consultivo da financeira Finamax e diretora-presidente do Instituto Oliva.
Entre os marcos de sua gestão estão desafios ligados ao crescimento, ampliação e inovação das empresas, tais como transformação digital e cultural, alinhamento ao propósito, implantação de gestão de pessoas e sucessão, alto desempenho das unidades de negócios, governança corporativa, perpetuação do legado e cultura do fundador e condução da jornada ESG. Coordenou e liderou o processo sucessório do fundador, Professor Francisco de Assis Oliva. Durante muitos anos dividiu sua rotina com a paixão pelo esporte, mais especificamente pelo triathlon. Foi recordista feminina do Ironman Florianópolis, em 2011, e o esporte trouxe diversas lições, dentre elas: praticar o exercício diário da disciplina, ser resiliente e lidar com as variáveis incontroláveis. Ana também surfa.
Elenice Furuya, diretora regional da Estapar
Funcionária da Estapar desde 1981 (ano de fundação da companhia), iniciou a carreira como secretária júnior e, com o passar dos anos, exerceu as funções de assistente de marketing, assistente comercial, gerente comercial, gerente de operações até que, em 2010, foi nomeada a primeira diretora regional da Estapar. Elenice acompanhou todas as fases da companhia e conta com muito orgulho que o ambiente de trabalho, embora predominantemente masculino, sempre foi muito bom para as mulheres. “Quando falamos em empresas de mobilidade urbana, sabemos que é um ambiente – em sua grande maioria – masculino, mas aqui na Estapar todo mundo sempre teve oportunidade, independente do sexo. Pude ver muitos homens e mulheres serem reconhecidos pelo talento e resultado. E isso me deu ainda mais vontade de permanecer todos esses anos na empresa, aprender, crescer, inovar e inspirar outras mulheres para ocupar cargos de liderança”, conta.
Juliana Carsoni – CEO da Juntos Somos Mais
Juliana Carsoni é CEO da Juntos Somos Mais desde 2022. Com formação em Administração pela FGV e especialização em Estratégia para Negócios em Plataforma pelo MIT, consolidou sua carreira na Unilever, onde atuou por 17 anos em Vendas, Marketing e Trade Marketing e foi fundamental na modernização das práticas comerciais e no desenvolvimento de novos canais. À frente da Juntos Somos Mais, fez o marketplace B2B da empresa, voltado para o comércio varejista de materiais de construção, atingir, este ano, o marco de R$ 1 bilhão em GMV em um único mês. Ainda sob sua gestão, a companhia lançou, também este ano, a vertical Juntos Inteligência, revolucionando o planejamento estratégico no setor com dados e análises aprofundados.
Juliana também se destaca por sua visão estratégica e liderança empoderada em um setor tradicionalmente masculino, impulsionando avanços tecnológicos e promovendo a digitalização das lojas de materiais de construção em todo o país. Seu compromisso com a inovação posiciona a Juntos Somos Mais como referência na transformação digital da construção civil, criando oportunidades de negócios para seus clientes e promovendo disrupções no e-commerce setorial.
Débora Bertini, diretora geral de Incorporação e Vendas da MPD
Arquiteta e Urbanista com mais de 20 anos de atuação no mercado de incorporação imobiliária. Iniciou sua carreira na área de concepção e desenvolvimento de produtos passando pelas mais diversas áreas dentro de uma incorporadora. Pós-graduada em gestão de empreendimentos pela FGV, especializou-se em Marketing com um MBA pela ESPM. Hoje, atua como diretora geral de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia, desde 2013, com expertise em mercado de alto padrão.
Tânia Reis, CEO da Flash Energy
Tânia Reis é CEO da Flash Energy, empresa focada em comercialização e gestão de energia, que se consolidou no Mercado Livre de Energia, apresentando soluções inovadoras e de eficiência energética para clientes. Tânia libera a empresa, que foi lançada em 2018, já comercializou 1.740.883,53 MWh (megawatts hora). A sede da empresa fica em Goiás, mas está com pretensão de expansão para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Tânia Reis atua no setor elétrico desde 2010, quando começou como gerente na Brentech Energia, a usina térmica (UTE) Goiânia, em Aparecida de Goiânia (GO), que possui uma capacidade instalada de 140 MW (megawatts).
Em um mercado antes dominado por homens, Tânia se destaca no comando de duas empresas de energia e ainda conta com outras mulheres em cargos de liderança nas suas equipes.
Juliana Piccoloto, diretora de Omnicommerce da Obramax
Formada em administração e marketing pela ESPM e com pós-graduação em Varejo e Mercado de Consumo. Atua desde 2010 com e-commerce, digitalização de companhias e experiência do cliente. Se juntou ao time da Obramax para contribuir com o processo de expansão da empresa no Brasil. Desde então, lidera a diretoria de Omnicommerce responsável pelo marketing, canais de venda a distância como o site, televendas, WhatsApp, além da área de cliente e relacionamento.
Segundo Juliana, como executiva na Obramax, ela tem a oportunidade de todos os dias de liderar em uma empresa que já tem o modelo de negócio extremamente aderente ao Brasil, com um propósito claro de fazer a diferença no país e para os brasileiros. Por isso, ela consegue facilmente imprimir um modelo de liderança e influenciar no clima organizacional.
Apesar do ramo da construção ser majoritariamente masculino, a diretora enxerga um olhar e cuidado para, cada vez mais, trazer mulheres para o setor. Recentemente, a partir de uma escuta com outras líderes da empresa, levaram para o comitê de direção alguns temas importantes. Entre eles, aprovaram a proposta de tornar Obramax uma empresa cidadã, com isso a licença maternidade foi estendida por mais 2 meses e os pais passam de 5 para 20 dias de licença paternidade. “Foi uma conquista que me emocionou, sei quanto isso é importante para outras mães, e como elas irão voltar após esse período mais confiantes”, comenta Juliana que é mãe de dois.
Inclusive, um dos momentos marcantes da trajetória de Juliana é o que ela se tornou mãe pela segunda vez. Quando retornou de licença maternidade pela primeira vez, procurava na empresa referências de mulheres jovens, recém mães, e que estavam progredindo na profissão, mas não encontrou. Foi quando ela teve o segundo filho e decidiu que seria esse exemplo de mulher. Então, passou a ser a líder que gostaria de ter, voltou muito focada, e teve grandes reconhecimentos profissionais e pessoais.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…