Empresas do grupo:

Início » 7 segredos que ninguém vai te contar sobre o MEI

7 segredos que ninguém vai te contar sobre o MEI

por Matheus Vinicius Ribeiro
5 minutos ler

Existem muitas coisas sobre o Microempreendedor Individual (MEI) que os empreendedores só aprendem na prática, ninguém conta a realidade sobre abrir um negócio e sobre as responsabilidades.

Com isso, decidimos elaborar esta matéria, expondo as coisas que ninguém conta para os empreendedores iniciantes, para todos conhecerem a realidade dos pequenos negócios no Brasil.

A informação é uma das coisas mais valiosas na vida de um empresário, elas te permite ganhar dinheiro e te proteger contra perdas.

Não é tão fácil conseguir crédito!

Se você está em busca de um empréstimo, muitas pessoas vão te recomendar abrir um Microempreendedor Individual, mas não é tão simples. Realmente o MEI possui o acesso a diversas linhas de crédito, mas é precisa ter:

  • Faturamento estável; e 
  • Para conseguir crédito mais rápido, seu nome deve estar limpo (é possível conseguir com nome sujo, mas é um pouco mais difícil);
  • Um período de funcionamento (entre 6 e 12 meses).

O MEI pode ter seguro-desemprego

O Microempreendedor Individual pode receber seguro-desemprego, desde que não possua renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família. 

Segundo o Portal do Empreendedor, o MEI poderá receber seguro-desemprego desde que não tenha renda mensal igual ou superior a um salário-mínimo.

Portanto, o empreendedor receberá seguro quando:

  • Não tiver faturamento;
  • Faturar menos de um salário mínimo.

Seu faturamento só vai depender de você

O óbvio precisa ser dito algumas vezes, muitos trabalhadores pensam em largar seus empregos de carteira assinada para abrir um MEI, mas sem tem um planejamento adequado e isso é um grande erro. 

Você só terá faturamento se você vender, portanto, antes de largar um emprego, monte uma reserva e teste seu negócio. É possível ter um MEI e continuar seu trabalho formal, portanto, teste o seu negócio até que ele proporcione segurança financeira.

Microempreendedor Individual sem faturamento ainda tem obrigações!

Mesmo que você não esteja faturando um real com o seu MEI, se o CNPJ estiver ativo, você precisa cumprir as suas obrigações: você deve pagar todo mês o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e enviar a DASN SIMEI todo ano.

Isso acontece, pois as obrigações de uma empresa continuam existindo enquanto o CNPJ estiver ativo, mesmo que não esteja faturando. No caso do MEI, ele continua segurado pelo INSS ao pagar o boleto mensal, então o dinheiro não é perdido e a declaração é só para informar que você não teve faturamento.

MEI pode ter desconto na compra de veículos

Algumas concessionárias autorizadas podem aplicar um desconto para o Microempreendedor Individual que decidir comprar um veículo 0KM no seu CNPJ, o desconto pode ser entre 2,5 e 30%.

Pague o seu DAS corretamente 

Deixar de pagar o seu “boleto do MEI” pode fazer com que você perca seus benefícios previdenciários, o que pode te gerar problemas, caso você precise. É importante pagar corretamente, mas se você atrasar um mês, os benefícios não são cortados imediatamente:

“O MEI mantém a qualidade de segurado (vínculo com a previdência social, e direito aos seus benefícios) em regra, até 12 meses após a última contribuição”, afirma o Previdência Social.

Uma obrigação desconhecida

O Relatório Mensal de Receitas Brutas é uma obrigação que deve ser elaborada todo mês pelo Microempreendedor, além disso, este relatório te ajudará manter o controle das suas finanças.

Esse documento não precisa ser enviado para nenhum órgão, mas deve ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou prestações de serviços e guardado por um período de 5 anos, com as notas fiscais.

Atenção: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More