Os idosos e aposentados podem conseguir poupar uma grana extra no orçamento por meio de alguns benefícios e direitos que muitas vezes desconhecem.
Isso porque o Estatuto do Idoso, que em outubro completará 19 anos, garante uma série de direitos a pessoas que tenham 60 anos ou mais.
Os idosos podem garantir diversos benefícios que vão desde saúde, habitação, transporte e lazer que podem ser usados de forma totalmente gratuita.
Vale lembrar que nesta semana, o Estatuto do Idoso passou a ser chamado de Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança ocorreu através da Lei 14.423/22.
A ideia era renomear apenas o nome da lei, mas o relator, senador Romário, do PL do Rio de Janeiro, atualizou todo o Estatuto com a nova denominação.
O termo masculino “idoso” designava todas as pessoas idosas, homem ou mulher, e a alteração coloca a legislação em consonância com as normas internacionais, explicou Romário.
Vamos conhecer a partir de agora, alguns dos principais direitos que os idosos possuem através do Estatuto da Pessoa Idosa.
Diversos municípios do país dão isenção no pagamento do IPTU para os idosos. Contudo, cada município pode ter suas próprias regras.
No caso de São Paulo, por exemplo, o benefício é concedido para os aposentados e idosos que se enquadram nos seguintes requisitos:
Os idosos podem garantir a meia entrada em diversas situações como:
Para conseguir os descontos basta apresentar um documento original com foto.
Idosos com 60 anos ou mais devem obrigatoriamente ter um atendimento presencial e imediato, além de individualizado nos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população.
O Estatuto da Pessoa Idosa também garante prioridade para processos realizados nas esferas públicas, instituições financeiras e atendimento preferencial junto à Defensoria Pública da União.
Os aposentados e pensionistas do INSS que possuem 65 anos ou mais possuem direito a isenção extra para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Dessa forma, além da isenção tradicional de R$ 1.903,98, por mês, que é a mesma para os demais contribuintes, os segurados contam com uma outra faixa de isenção de igual valor.
O poder público deve fornecer totalmente de graça, os medicamentos aos idosos, especialmente de uso continuado, bem como próteses e recursos relativos ao tratamento, habitação e reabilitação.
Os idosos de baixa renda com 65 anos ou mais e que não possuem tempo de contribuição para se aposentar, podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O BPC paga aos idosos um benefício mensal no valor de um salário mínimo e para ter direito é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
Para ter direito ao BPC, você precisará cumprir os seguintes requisitos:
Idosos possuem gratuidade em transportes coletivos públicos. Já no caso do transporte coletivo interestadual, o estatuto obriga a reserva de duas vagas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424 em 2022.
Conforme definido pelo Estatuto, 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados devem ser reservados aos idosos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…