Imagem por @DCStudio / freepik
A arte imita a vida e vice-versa. Afinal, a TV e o cinema sempre trazem histórias inspiradoras. Além de nos entreter, essas obras também podem nos ensinar. Nas dicas a seguir, estão filmes e um documentário que falam sobre a relação humana com o dinheiro.
Aliás, quem disse que não existem várias maneiras de aprender a lidar melhor com o “vil metal”? Aqui trazemos de uma forma mais interessante e atrativa. Nada melhor que unir entretenimento com lições financeiras rápidas e simples.
Assistir filmes sobre dinheiro pode inspirar a investir, se tornar um empreendedor e até dar idéia de como sair de uma crise financeira. Porque não, não é mesmo?
Prepare a pipoca, o suco ou o refrigerante. Sente no sofá confortável e aperte o play! Boa diversão!
Esse filme conta a trajetória real de Chris Gardner, um pai de família com sérios problemas para pagar as contas. Desempregado, sem casa e com um filho pequeno para criar, ele consegue dar a volta por cima e conquista trabalho numa grande empresa. Esse é o primeiro passo para sua transformação num executivo de sucesso.
O filme, dá duas lições principais: A primeira é que não devemos arriscar todo nosso dinheiro em uma só oportunidade. A outra, por outro lado, é a de persistir em busca de um sonho. Chris acreditou em si e arriscou, dessa vez de um bom jeito!
Esse é um filme nacional. Tino é um cidadão de classe média que ganha na loteria. Com o prêmio milionário, ele e a família passam a viver uma vida de luxo e ostentação. No entanto, como não havia planejamento financeiro, a grana acaba em 15 anos.
O filme nos mostra que não adianta ter muito dinheiro à disposição se não tem planejamento financeiro e uma visão de longo alcance. Toda quantia, por maior que ela seja, um dia acaba se não for bem gerida. Você pode voltar a viver na mesma situação em que estava ou ficar ainda pior do que antes.
Um dos grandes desafios do povo brasileiro, especialmente empreendedores, é atingir bons resultados com um orçamento curto. Pois é exatamente isso que o gerente Billy Beane precisa fazer com o time de beisebol Oakland Athletics.
Apesar das dificuldades, o gestor tem método para atingir seus objetivos. A lição que podemos tirar é que nem sempre vamos ter o dinheiro que precisamos para todas as nossas metas. E, nesses momentos, usar a criatividade vai contar muitos pontos a favor do seu sonho, além é claro, de dedicação e foco. É um exemplo de como podemos “mudar o jogo” contra a escassez de dinheiro e dívidas.
Nessa comédia romântica Becky Bloom é o típico exemplo do ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. A jovem repórter escreve sobre finanças pessoais, mas vive enrolada em dívidas por causa do seu consumismo, e fugindo dos cobradores.
O filme mostra os efeitos do consumo sem limites, especialmente a personagem tem vício por cartões de crédito e nos faz repensar o jeito de comprar.
No filme, Holly é uma garota deslumbrada com o luxo e esse e outros tipos de comportamentos são explicados cientificamente. A ideia é realmente mostrar como alguns dos nossos comportamentos relacionados ao dinheiro podem ter outras fontes, muito mais profundas, e que se percebidas e administradas podem mudar a nossa relação com nossas finanças.
Nessa linha, a película nos faz repensar a verdadeira fonte dos nossos gastos e como controlar de forma prática o impulso de comprar o que não se precisa.
O filme conta a história real de Joy Mangano, uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos. Mãe solteira de dois filhos, ela deixou de lado suas ideias criativas para se dedicar à família. Até que ela decide apostar na criação de um esfregão de limpeza mais prático e seguro, e sua carreira decola.
O que o filme nos ensina é que é possível conciliar família com vida profissional, especialmente no caso das mães solteiras. Além disso, mostra que para empreender, podemos começar com aquilo que já conhecemos.
Até onde você iria por dinheiro? Em Loucos por dinheiro, o casal Alice e John estão passando por sérias dificuldades financeiras, até encontrarem um bule mágico que gera dinheiro toda vez que um deles se machuca.
O filme mostra de forma cômica as consequências de ganhar dinheiro a qualquer custo. Na vida real, onde não existem bules mágicos é preciso fazer um plano de ação para sair de uma crise financeira.
Vivendo com um dólar é um documentário de 2013, no qual quatro jovens norte-americanos vivem por 2 meses na Guatemala, enfrentando o desafio de viver com um dólar por dia.
A intenção do documentário é sensibilizar as pessoas sobre a pobreza extrema e questionar como lidamos com o dinheiro, o que consumimos com ele e como sair da crise financeira.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…