Nos últimos dias viralizaram artigos sobre o prazo para revisão do FGTS. Dizem essas notícias que o prazo para entrar com uma ação na justiça é até novembro de 2019, e que é possível recuperar até 88,3% na revisão do FGTS de 1999 a 2013. Será que isso é verdade? Tire definitivamente as suas dúvidas aqui neste artigo.
É verdade que o prazo para revisão do FGTS de 1999 a 2013 termina em novembro deste ano?
Infelizmente, isso trata-se de um fake News, que por covardia dos sites, publicam várias e reiteradas vezes ludibriando os leitores. Atenção: se você encontrar esse assunto em uma pesquisa simples do Google, é mentira.
Prescrição vintenária
A prescrição é de 20 anos, por isso a notícia de que terminaria o prazo em novembro (considerando o início do prazo em 1999). A prescrição existe, mas a tese não funciona. De acordo com a Advogada especialista em direito previdenciário e cálculos previdenciários Pamela Ribeiro, muito provavelmente essa afirmação surgiu na prescrição vintenária. Porém, isso não importa.
“A revisão das contas do FGTS visando trocar o índice de correção por outro (que não aquele definido por lei), será de improcedência. A prescrição existe, mas a tese é “furada”. Necessário buscar nova tese.”, diz Pamela.
O pior ainda acontece. Advogados estão aproveitando a situação para solicitar o extrato analítico e entrar com ações que já estão perdidas, saiba o motivo logo a seguir.
Tese de revisão do FGTS está superada
Não adianta entrar com um processo de revisão do FGTS. Enfim, isso porque ela está superada. Contudo, a única maneira possível é caso um advogado consiga demonstrar que se trata de interpretação diversa, entrando com um novo argumento jurídico que possa modificar este entendimento.
Portanto, o Supremo Tribunal Federal decidiu que não caberia a ele discutir, pois trata-se de matéria infraconstitucional. Ou seja, o STF somente pode julgar matérias que ofendam a Constituição Federal. Portanto, neste caso, o STJ teria a incumbência de julgar.
Considerações finais
Não perca seu tempo juntando extratos analíticos do saldo do FGTS para entrar com a ação contra a Caixa Econômica Federal até novembro de 2019. A única hipótese remota é a ADI 5090 que discute a inconstitucionalidade do índice e pede a aplicação de outro. Pode ser que aconteça o surgimento de um novo fundamento. Porém, caso isso aconteça, poderá ser uma decisão política e que contemplará todos os trabalhadores, independente de ação judicial.
Fontes: Revisão do FGTS, tire as suas dúvidas e não perca mais tempo nem dinheiro – Seu Crédito Digital
É verdade que o prazo para revisão do FGTS de 1999 a 2013 termina em novembro deste ano? – Seu Crédito Digital
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp