Investimento inicial mais baixo, menor custo, boa rentabilidade e alternativa para quem quer começar a se aventurar no mundo do empreendedorismo. Essas são as microfranquias: redes definidas como aquelas cujo investimento inicial é de, no máximo, R$ 90 mil, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Com um start mais baixo, elas têm conseguido atrair a atenção de investidores nos últimos anos: pelo balanço mais recente da ABF, em 2018 o crescimento do setor foi de 8%. No caso da MoveEdu, maior plataforma edtech –education techonoly – do país, elas têm se tornado ótima alternativa a empreendedores. Com mais de 200 microfranquias em seu portfólio, a rede tem conseguido gerar com elas uma rentabilidade cuja variação está entre 20% e 30%.
“A MoveEdu tem tido uma alta procura por investidores interessados em microfranquias, e hoje elas já são mais de um sexto das unidades totais da marca”, comenta Camilo Carvalho, gerente de expansão da MoveEdu. “Outro ponto positivo é que a procura por serviços educacionais no nosso pais é muito alta e isso leva os empreendedores a olharem com mais atenção para essa demanda do setor”, completa.
A seguir, confira sete vantagens das microfranquias:
Investimento inicial baixo
Embora pareça uma observação óbvia, é sempre bom ressaltar que o menor valor de custo inicial é justamente o fator que permite aos investidores tirarem o sonho do papel e, de fato, implementá-lo.
Implantação rápida
Normalmente com um menor espaço físico, as microfranquias permitem a fácil instalação de suas unidades e, assim, agilizam o início da oferta de seus serviços.
Menor custo operacional
Não só o investimento inicial é inferior ao de outros tipos de franquias, mas também o seu custo operacional é reduzido: o espaço físico menor o e o baixo número de funcionários atuando reduz custos com folha de pagamento e o aluguel do local.
Menor prejuízo para o caso de não engrenar
Mesmo com custo inicial e gastos operacionais menores, as microfranquias não deixam de ser uma maneira de investimento e, portanto, estão inseridas em um ambiente que pode sofrer impactos econômicos. O lado positivo é: diferentemente de outros investimentos, em caso de fracasso, o prejuízo do empreendedor nesse caso é menor, uma vez que o montante inicial aportado foi baixo.
Boa rentabilidade
O percentual é bom, mas depende do setor em que se atua. “No caso das marcas MoveEdu temos tido uma rentabilidade entre 20% e 30% no geral. Porém, em alguns períodos do ano e dependendo da marca, ela pode chegar a ser 50% rentável ao mês”, comenta Camilo.
Porta de entrada para empreender
Por serem um investimento com custo inicial menor e com risco inferior a outros, as mcirofranquias são uma boa opção para quem está entrando na vida empreendedora. “É natural o investidor de primeira viagem cometer mais erros, por isso é importante ele estar em um ambiente cujas falhas não vão lhe custar caro, como é o caso das microfranquias”, aponta o gerente.
Segunda opção de renda
Por ser um investimento menor, as franquias de baixo custo demandam menos tempo do que tradicionalmente exigem as de maior porte. Assim, é possível conciliar esse método de empreendedorismo a outras fontes de renda.
A MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil: Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 30 anos de experiência no setor, 500 mil alunos ativos e milhões formados e cerca de 1,2 mil unidades no país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp