Empresas do grupo:

Início » Fusão entre empresas: Como anunciar a novidade para os colaboradores?

Fusão entre empresas: Como anunciar a novidade para os colaboradores?

por Wanessa
2 minutos ler

A fusão entre duas empresas pode ser um processo positivo para o crescimento de um negócio, porém não é um caminho fácil e nem rápido. Muitos desafios poderão surgir até a finalização do ciclo, por isso é importante alinhar os propósitos e, principalmente, ter uma boa comunicação com os colaboradores das empresas envolvidas. O processo de fusão entre a EADBox e a Edools, onde surgiu a HeroSpark,  durou cerca de cinco meses. E, até a finalização, nenhum colaborador participou desse processo.

Eu, ao lado do nosso COO, Rafael Carvalho, tomamos muito cuidado nessa comunicação. Ambos os times sempre vestiram muito a camisa, viam as empresas como concorrentes mortais – imagina você trabalhar durante anos com o objetivo de se destacar mais do que o concorrente e, de um dia para o outro, você se tornar parte desse concorrente? Por isso, quando o processo foi finalizado, o principal ponto foi a  transparência com os colaboradores das duas empresas. Alinhamos muito bem um plano onde garantimos, mesmo que minimamente, a tranquilidade do novo ambiente de trabalho. Mostramos que a partir daquele momento, o propósito passou a ser um único. Apresentamos para cada uma das pessoas como, após a fusão, seria o futuro deles na companhia.

Para nos  auxiliar na comunicação, criamos um vídeo e uma apresentação para vender o sonho da empresa que seria construída, e procuramos responder todas as dúvidas, além de promover a comunicação entre os times de ambas empresas. Assim,  as pessoas se conheceram e começaram com uma interação, algo extremamente necessário.

A comunicação bem sucedida é um desdobramento de um plano de transição e de fusão bem feito. É importante deixar claro os próximos passos, responder todas as dúvidas dos funcionários e empoderar os líderes. Detalhar o projeto e tudo que acontecerá após a fusão é fundamental para evitar problemas futuros.

*Por Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, plataforma que transforma conhecimento em negócios digitais. Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Londrina, possui vasta experiência em estratégia, operações, marketing digital e desenvolvimento de produto.

Você também pode gostar

1 comentário

jose wilson 20/05/2021 - 17:08

o importante nisso tudo e a informação para os colaboradores, a forma como tudo isso é passado é muito importante….

Responder

Leave a Comment