Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou ao presidente da República a PEC 108/19 que coloca fim à necessidade de profissionais se inscreverem em conselhos de classe.
A proposta defende que os conselhos profissionais não integram a estrutura da Administração Pública e que, por isso, a inscrição não deve ser condicional para o exercício de profissões.
Isso inclui conselhos como o CFC, que é uma Autarquia criada pela Lei 9.295/46 com a finalidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio de Conselhos Regionais de Contabilidade.
De acordo com o texto, a classificação de autarquia não é aprovada pelo Ministério da Economia. Neste contexto, o ministro propõe que os conselhos profissionais deixem de ser considerados autarquias e passem a ser entidades privadas sem fins lucrativos e de direito privado.
Conselho Federal de Contabilidade
Em nota, o CFC divulgou que representa mais de 518 mil profissionais e mais de 68 mil empresas contábeis no Brasil. Explicou ainda que os conselhos exercem, nos respectivos campos de atuação, o poder de polícia das profissões, zelando pela integridade e disciplina em favor do interesse geral da sociedade.
O CFC se manifestou favorável às alterações que venham a aperfeiçoar o sistema de regulação profissional existente no País, desde que respeitadas as características fundamentais desses organismos, razão da sua existência.
No entanto, anunciou que buscará, por meio do debate e do diálogo democrático com o Congresso Nacional, contribuir para o aperfeiçoamento do texto da mencionada PEC, “uma vez que qualquer medida extremada sem a imprescindível análise aprofundada acerca de questões fundamentais e controvertidas relacionadas à autuação e ao funcionamento dos conselhos profissionais poderá acarretar danos irreversíveis à sociedade e ao País.”
Revisão das prerrogativas
De acordo com o economista Jair Casquel Junior, a PEC 108/19 pode ser vista em diferentes pontos de vistas. Afinal, existem Conselhos que não fazem nada pelas categorias profissionais e outros que atuam para evitar o exercício ilegal da profissão.
Para Jair, um erro grave cometido por grande parte dos Conselhos é a não verificação da competência técnica dos profissionais que se registram no órgão. Segundo o economista, grande parte dos profissionais envolvidos nesse tipo de situação, continua ativa e atuando.
“Mesmo que os conselhos aleguem que isso seja da competência das escolas e do MEC, os indicadores de erros profissionais e de baixa qualidade evidência que algum tipo de instituição independente deveria fazer o que as demais instituições vinculadas à educação não o fazem: assegurar o exercício profissional, apenas para profissionais qualificados.”
Segundo Jair, “uma revisão das prerrogativas, atribuições e uma maior transparência na gestão, talvez levasse a resultados melhores, para todos os profissionais sérios, competentes e bem formados.”
Conteúdo por DANIELLE NADER via contábeis
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp