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Empreendedor: 3 passos simples para precificar um produto

por Wanessa
5 minutos ler
Imagem por @katemangostar / freepik

Uma das maiores dificuldades de empreendedores é na hora de por preços nos próprios produtos. Se o preço for alto ninguém vai comprar, mas se for lá para baixo, terá um prejuízo muito grande e é capaz que seja obrigado a fechar as portas.

Para evitar esses problemas, conheça três passos para precificar de forma simples e correta.

1º Faça uma lista com seus concorrentes

É preciso escrever o nome de pelo menos três concorrentes e o preço do produto deles que compete diretamente. Nessa lista, é importante entender quais produtos são melhores ou piores. Caso não tenha essa resposta, é importante pesquisar. 

2º Organize uma tabela e dê uma nota para eles

Nesse passo, é preciso montar uma tabela com o nome da loja, o preço do produto relativo a uma mesma quantidade comum (se é unidade deve ser o mesmo preço por unidade, se for peso, deve ser o mesmo preço/peso escolhido) e uma nota de 0 a 10 com base na qualidade. 

Para distribuir a nota, é importante ser crítico e bom senso: leve em consideração a qualidade do produto, se é inovador, etc.

Confira como deve ficar:

Nome loja Preço do produto Nota
Padaria A R$ 45 9
Padaria B R$ 40 8
Padaria C R$ 30 6
Padaria D R$ 20 5

3º Calcule quanto custa o seu produto

Para fazer isso, liste todos os ingredientes de uma receita, calcule o preço total e divida pela quantidade de unidades que rende. Se for por peso, por exemplo, é importante pegar o custo total, dividir pelo peso total da receita.

Mas atenção: se você faz um pão para vender, deve calcular o preço de cada ingrediente proporcional a quanto vai na receita. Ou seja, se a caixa de meia dúzia de ovos custa seis reais, cada ovo que vai na receita é um real. Lembre-se: todos os ingredientes importam!

Nessa conta, também é importante levar em consideração o trabalho para fazê-lo. Para ajudar, calcule o custo de cada pessoa envolvida proporcional ao tempo que cada uma gasta para preparar o pão. 

Uma vez calculado o custo, é hora de compará-lo com a média de preço entre os concorrentes com as melhores e piores notas.

Seguindo o exemplo:

Nome loja Preço do produto Nota
Padaria A R$ 4,00 9
Padaria B R$ 3,50 8
Padaria C R$ 2,00 6
Padaria D R$ 1,50 5

Nessa escala, o pão pode ser uma nota sete: é gostoso, mas a sua aparência não é tão bonita quanto a dos concorrentes.

Já para calcular o custo de cada um, é preciso somar o valor dos ingredientes, que dá R$ 1,00, com o tempo de preparo, que é simples e rende várias unidades, o que resulta em uns R$ 1,50 por pão.

Dessa forma, um preço de R$ 3,00 por pão é uma boa opção: há lucro e o valor está condizente com a escala de qualidade e preço dos concorrentes.

A Azulis fez um vídeo explicando como lucrar mais precificando melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=0Y7u5FNLAnU

Fonte: Azulis

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