Ainda que, todas as informações pareçam claras muitas empresas encontram dificuldades na hora da inclusão ou renovação no Simples Nacional apresentando pendências fiscais e cadastrais. Na verdade essas situações são mais comuns do que possamos imaginar, afinal em alguns anos o número de empresas tinham alguma pendência passava dos 60%, número muito expressivo levando em consideração que essas pendências poderiam ser evitadas com a realização de um trabalho de contabilidade.
O Comitê Gestor do Simples Nacional, ano após ano ressalta a importância da verificação de toda a documentação para que após o pedido não encontrem dificuldades para conseguirem aprovação. No entanto, muitas empresas que requerem o enquadramento no Simples Nacional apresentam dívidas com o Fisco.
Para evitar que o seu pedido tenha pendências é importante ficar atento a todo o trabalho da contabilidade, afinal é muito importante que as documentações e os pagamentos tributários estejam em dia.
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PEDIDOS COM PENDÊNCIAS PODEM SER APROVADOS?
Os pedidos que não foram processados por conta dessas pendências ainda podem ser aprovadas, desde que os débitos sejam quitados juntos a Receita Federal, para facilitar pode ser feito online e desde 2011 por lei complementar, o pagamento pode ser feito em parcelas, sendo em até 60 vezes, com correções monetárias pela taxa Selic.
Como o prazo de requerimento a adesão ou renovação é em janeiro, aproveite esse final de ano para fazer um levantamento, junto a sua contabilidade, das suas documentações, verificar se tem alguma pendência fiscal e assim evitar um processo de correria quando abrir o prazo de solicitação.
Em média os pedidos para adesão ao Simples Nacional são de 200 mil empresas sendo pouco mais de 20 mil enquadradas como microempreendedores individuais.
O Simples Nacional, foi criado em 2007, é um regime simplificado de tributação e com isso beneficia micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Em uma única guia são pagos seis tributos federais, mais o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICSM), que é administrado pelos estados, ou então o Imposto Sobre Serviços (ISS), de responsabilidade dos municípios.
SUA EMPRESA É UMA ENGRENAGEM FAÇA COM QUE TUDO FUNCIONE CORRETAMENTE
Assim como uma engrenagem, havendo um pequeno erro todo o trabalho pode ser prejudicado, com isso é muito importante que a empresa como um todo tenha uma boa comunicação e ao seu lado tenha a melhor contabilidade, afinal toda a documentação e pagamentos de tributos fazendo com que tudo funcione corretamente evitando contra tempos.
Por fim, sabendo que o prazo de inscrição está se aproximando, comece a verificação de tudo e não deixe para a última hora, é muito importante que toda a documentação esteja em dia para que não encontre dificuldades com a Receita Federal.
Autor: Henrique Lopes
FONTE: PABI CONTÁBIL
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