Na terça-feira, (28), o Ministério da Economia divulgou dados, que indicam que mais de 804 mil pessoas pediram o seguro-desemprego por conta da pandemia do coronavírus.
Porém, os dados podem estar desatualizados, e o governo também estima que mais de 200 mil empregados tenham perdido o trabalho e que ainda não fizeram a solicitação do seguro-desemprego. Mesmo que isso seja confirmado, são mais de 1 milhão de brasileiros que podem ter perdido o emprego por causa da crise.
Perda do Emprego por causa da Covid-19
Os dados divulgados pelo governo se referem ao mês de março e à primeira quinzena de abril de 2020. Levando em conta que todas as agências de trabalho estão fechadas por causa do isolamento social em virtude da Covid-19, ou seja, um número maior de pessoas ainda não entraram na conta oficial.

Bruno Dalcolmo, secretário de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, explicou que essa estimativa de que 200 mil pessoas ainda devem dar entrada no seguro-desemprego foi feita considerando os números históricos do benefício.
Sendo que, dos 65% dos brasileiros que perdem o emprego só costumam solicitar o auxílio depois que o governo é informado do desligamento. Porém, atualmente, essa totalidade está menor em aproximadamente 200 mil pessoas.
Ainda mais que, o governo também percebeu que os pedidos presenciais de seguro-desemprego estão correspondendo apenas a 8,7% dos pedidos registrados em abril. Em março, quando tudo estava normal, o número de pedidos foi de 59,6%.
Fique atento: Segundo informação do governo, será possível solicitar o seguro-desemprego de casa usando o aplicativo da Carteira Digital de Trabalho e também pela central telefônica 158. Para isso acontecer, a equipe será dobrada a partir de maio.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp