Quando começamos um projeto, geralmente a nossa intenção é “fazer acontecer” o mais rápido possível.
Porém, quando o assunto é transformação digital, é preciso dizer: esteja preparado para corrigir rotas quando for necessário e, possivelmente, muitas vezes.
Porque esse processo está longe de ser linear e seu caminho para o sucesso precisa ser construído dia a dia.
Por que dizemos isso? O primeiro passo é ter a consciência de que tudo está em movimento, inclusive o seu negócio.
O que acreditamos hoje ser o mais moderno, o mais rápido, o mais correto, pode mudar amanhã com o surgimento de um novo programa, com a atualização de uma tecnologia, até mesmo com uma mudança de foco no seu público.
E está tudo bem! Isso faz parte das transformações digitais que dão certo.
Empreender ou não empreender – eis a questão
No mercado de contabilidade, observamos parte do mercado falando sobre contabilidade consultiva e ja dando seus primeiros passos rumo a digitalização, mas também sabemos que a grande maioria ainda vive imersa em pilhas de papel e uma relação de baixa percepção de valor por parte dos seus clientes.
Alguns, ao descobrirem as maravilhas que a tecnologia ou uma simples mudança de processos pode proporcionar a sua empresa contábil, decidem adotar novas ferramentas da noite para o dia, sem compreender que o processo da transformação digital vai muito além da adoção de novos sistemas.
Caso você esteja pensando em empreender na contabilidade ou já tenha o seu próprio escritório, o primeiro passo geralmente é decidir se você vai ter o seu negócio contábil ou nao.
A guerra de preços que aterroriza o mercado atualmente, somada a baixa percepção de valor dos clientes e excesso de tarefas manuais e repetitivas tem levado muitos profissionais contábeis e não investirem em seu próprio negócio.
O desejo de empreender existe, mas a insegurança com as diversas transformações vividas pelo setor ainda assustam.
Crescer a todo custo – vale a pena?
Superado esta indecisão e com o início da operação, os empreendedores contábeis se deparam com o segundo grande desafio que é ter uma proposta de valor diferenciada no mercado.
Muitos, na ânsia de conquistar rapidamente muitos clientes, acabam diversificando demais a sua atuação e, sem um propósito claro, podem se perder e não conseguir entregar valor para os clientes.
A aquisição de clientes acontece, tradicionalmente por meio de relacionamento e indicação de outros clientes, mas o seu negócio contábil ainda não decola.
Por quê? A resposta é que você precisa separar o que é bom para o seu negocio daquilo que não é.
Começam então os primeiros investimentos em marketing.
Os clientes vem, mas a rentabilidade ainda não.
Para atender a demanda, você aumenta o seu time – profissionais que dedicam tempo e esforços para cobrar os clientes das informações e passam muito tempo digitando toda a informação que recebem.
A contabilidade está sempre atrasada.
Nesta etapa, você percebe que precisa diminuir o seu elevado nível de centralização, sair da execucao e focar em clientes que contribuem para aumentar a rentabilidade do seu negócio contábil.
Mas não consegue.
Para onde correr?
Entenda: crescer a todo custo não é o que fará você ter sucesso no mercado de contabilidade.
Treine e envolva sua equipe nas estratégias da sua empresa para que você tenha mais tempo para o planejamento.
Garanta que as promessas que você faz no marketing da sua empresa estejam casadas com o que você de fato entrega para o mercado.
Aprenda com os primeiros erros e não tenha medo de corrigir a rota quando necessário.
O simples ato de “não fazer direito” em um primeiro momento pode assustar, mas nao pode te desestimular.
O foco deve ser sempre no cliente.
As primeiras frustrações costumam ser boas para as pessoas, pois, no geral, estimulam a busca pelo aprendizado e aperfeiçoamento das habilidades.
Quando o profissional contábil percebe a necessidade de mudança, se abre para as oportunidades que estão disponíveis no mercado.
E neste momento que a mágica, pois você consegue deixar para trás os processos operacionais e nao so pode replanejar a sua estratégia, mas também consegue concentrar a sua energia na entrega para os seus clientes e não mais no processo.
Você passa a desenvolver uma gestão de excelência, ofertar novos serviços e aumenta a rentabilidade do seu negócio.
Ou seja, para a sua transformação digital ser um sucesso, ela não pode ser linear.
Aliás, quando ocorre a não linearidade é um bom sinal: significa que você está construindo uma jornada e vendo ponto a ponto suas necessidades.
Será preciso investir mais do que em tecnologia, porque ela é só uma parte do jogo.
Foque em planejamento, aprendizado e engajamento do seu time como um todo.
Essa receita e o que vai te impulsionar para ser um conselheiro estratégico dos seus clientes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp