Todo trabalhador que contribui mensalmente para o INSS é chamado de segurado, e logo ele tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo próprio INSS. Hoje vamos conhecer os tipos de assegurados que existe no INSS.
De acordo com a legislação existem 2 tipos de vínculos jurídico que estabelece entre a Previdência Social e as pessoas que fazem contribuições a ela, sendo elas forma obrigatória ou facultativa.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
Para os obrigatórios: Ocorrerá de forma automática a partir do exercício de atividade remunerada.
Para facultativos: Será a partir da inscrição formalizada com o pagamento da primeira contribuição sem atraso.

SEGURADO OBRIGATÓRIO
Estes segurados são aqueles vinculados obrigatoriamente ao sistema previdenciário, sendo assim não há possibilidades de exclusão por vontade própria. De acordo com a lei 8.212/91 os segurados obrigatórios são divididos em cinco espécies:
- Segurado especial;
- Contribuinte individual;
- Trabalhador avulso;
- Empregado doméstico;
- Empregado.
Vamos entender todos esses tópicos. VEJA:
EMPREGADO
Esse tipo de segurado é aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual. O conceito para este é para trabalhadores que realiza sua tarefa com habitualidade, onerosidade, pessoalidade e subordinação.
EMPREGADO DOMESTICO
O empregado doméstico é aquele que presta serviço de natureza contínua a pessoa sem fins lucrativos. Assim o empregado domestico guarda grande semelhança com o empregado comum, diferenciando-se pelo fato de reunir mais dois requisitos: trabalho sem finalidade lucrativa e em âmbito familiar
TRABALHADOR AVULSO
Este segurado trabalha sem vínculo empregatício, presta serviço de natureza urbana ou rural a diversas empresas, geralmente são trabalhadores que trabalham com mão de obra por exemplo.
SEGURADO ESPECIAL
Este tipo de segurado é para trabalhadores que exercem suas atividades em regime de economia familiar, esses trabalhadores irão contribuir de acordo com o seu resultado de comercialização da produção.
CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
Esses são contribuintes de categorias diferentes, pra você entender melhor é aqueles que trabalham por conta própria ou de forma autônomo, que prestam serviços de natureza eventual a empresas, sem vínculos empregatício, vamos dar um exemplo:
- Motoristas de táxi
- Vendedores ambulante
- Diaristas
- Pintores
- eletricistas
SEGURADOS FACULTATIVOS
Pessoas com mais de 16 anos, que não possuem renda própria, mas que optam por contribuir para a Previdência Social e também nestes casos abaixo:
- Dona de casa
- Síndicos de condomínio não-remunerados
- Desempregados
- Presidiários não remunerados
- Estudantes bolsistas
OBS: Para Segurado Especial, a legislação garante a possibilidade de contribuir facultativamente, casa seja do seu interesse
Concluindo, esses são os segurados do INSS, lembrando que, independente de qual categoria você se encaixa, é de extrema importância manter suas contribuições em dias, evitando dores de cabeça no futuro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp