Empresas do grupo:

Início » 4 formas para identificar o propósito da sua empresa

4 formas para identificar o propósito da sua empresa

por Ricardo
4 minutos ler
Designed by @pch.vector / freepik

Por que, de repente, tanto se fala sobre propósito? Nos dias de hoje, é muito comum falar sobre esse tema. Especialmente se você é empreendedor ou atua no departamento de gestão de pessoas, já notou de maneira antecipada sobre o aumento desse assunto.

Afinal de contas, vivemos em tempos de mudanças, e diante disso, muitas empresas tiveram que encontrar o seus “por quês” para que pudessem desenvolver no mercado de maneira mais sustentável.

Mas, afinal, por que o propósito anda tanto em pautas de grandes empresas? Acontece que o propósito auxilia e muito na atuação de uma empresa.

Uma fábrica de circuito impresso, com um propósito bem definido, pode demonstrar ao mercado o quanto está comprometida com alguma causa. Pode englobar algum grupo, região, e muito mais.

Você que aprender a identificar o propósito da sua empresa de maneira efetiva? Então neste post nós iremos te explicar sobre como isso é possível por meio dessas dicas incríveis. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?

1- Visite a história da empresa e como ela nasceu

Uma das maneiras mais eficientes para identificar o propósito da sua empresa é analisar o seu histórico. Em uma empresa que vende produtos como aquecedor a gás, entre outros, é possível fazer perguntas como:

Quando ela foi criada? Por qual causa? Quem a criou e qual era o seu pensamento nesse momento?

Não apenas analisar, mas colocar todas as informações de forma detalhada no papel vai trazer a você mais clareza sobre o propósito da sua empresa. O propósito sempre nasce junto com o negócio, e por isso, dele deve ser bem analisado.

2- Propósito x lucro

Muitos empreendedores costumam identificar o propósito da empresa pensando nos lucros. Muito pelo contrário, o propósito de uma empresa nunca é apena o de gerar lucros. Isso é uma consequência, e não um propósito.

3- O seu propósito é seu diferencial

Você já parou para pensar em quantos diferenciais o seu negócio possui? O propósito é algo único e exclusivo, e por essa razão, assim como um diferencial competitivo, ele não poderá ser copiado por nenhuma empresa concorrente.

Por essa razão, outra forma para identificar o propósito da sua empresa é reconhecendo quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie perante ao mercado.

4- Missão, visão e valores e propósito são coisas diferentes

Por fim, também é comum confundir o propósito com a missão, visão e valores. Por sua vez, o propósito que fornece a base para que se definam a missão e os valores, uma vez que ele é uma declaração sobre a diferença que a sua empresa está tentando fazer no mundo.

No entanto, se você vende gôndolas para loja, por exemplo, é interessante levar os 4 em consideração para identificar o propósito da sua empresa, já que você terá uma visão mais clara e panorâmica sobre os objetivos e sonhos do negócio.

Agora que você já sabe como é possível identificar o propósito da sua empresa, o que está esperando para começar a planejar o seu? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More