Tão importante quanto reinventar o modelo de negócios e enfrentar os desafios que uma pandemia implica a um gestor empresarial, é manter-se firme em seu posicionamento e continuar a disseminar conteúdos de qualidade que fomentam o endomarketing e a formação de opinião pública.
Em épocas de crise, o setor de marketing acaba por ser um dos mais prejudicados, pois não é visto como essencial pelas grandes lideranças da empresa, entretanto, a comunicação é a ferramenta que fará a diferença durante todo o processo e planejamento futuro.
É importante lembrar que todos os setores foram afetados, alguns mais que os outros, mas todas as empresas estão a passar por dificuldades de gestão. Liderar nessa época exige competência e gerenciamento de informações.
Para que o gestor continue a manter a marca como formadora de opinião no segmento, é preciso que a conexão com o público permaneça contínua através das redes sociais e presença na mídia tradicional.
Para isso, é necessário planejar o conteúdo e a melhor estratégia para informar ao público consumidor.
A empresa que estiver a entregar conteúdo de qualidade e que demonstra vasto conhecimento em sua área de atuação, trabalha imagem e reputação até nos piores momentos e estará a frente de todas as suas concorrentes.
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Contando, claro, que o conteúdo seja bem trabalhado e esteja de acordo com as demandas de mercado.
De acordo com a diretora da WH Comunicação, Aline Wolff, os gestores não devem esquecer de quem são, principalmente neste momento de crise: “o marketing existe para vender e comunicar, os líderes que até o momento se demonstraram grandes formadores de opinião e destaques em suas linhas de atuação devem continuar a executar o seu trabalho com excelência, dentro das medidas de segurança”, afirma a gestora.
Para Aline, o marketing de conteúdo reforça a reputação da empresa e a torna mais forte, principalmente em períodos de crise.
Esse modelo acaba por refletir também no público interno, que sente confiança na empresa e trabalha para maiores rendimentos.
A comunicação interna também deve ser planejada tão bem quanto a externa, principalmente para comunicar como a empresa se adaptou às novas regras, qual o modelo de trabalho escolhido e qual rumo a organização pretende tomar durante e após a pandemia.
“Independente de qual público deseja-se comunicar, o conteúdo continua e continuará sendo o principal.
E o marketing de conteúdo atua como diferencial para a saúde da empresa em diferentes âmbitos” – completa Aline.
Por Aline Wolff, Consultoria de Marketing
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