Os trabalhadores brasileiros beneficiários do INSS podem solicitar a antecipação do auxílio-doença onde passam a receber antecipadamente até um salário mínimo (R$ 1.045). Contudo o período para solicitar a antecipação vai somente até o dia 30 de novembro, e o INSS deverá pagar antecipado até o dia 31 de dezembro.
A medida de antecipação do benefício vem sendo adotada desde abril, devido aos impactos da pandemia da covid-19. Os requerimentos de antecipação poderiam ser feitos apenas até o dia 31 de outubro, contudo, o governo prorrogou o prazo até o fim deste mês.

Auxílio-doença sem perícia
A requisição de antecipação do auxílio-doença não exige a perícia médica, método obrigatório para concessão ou não do benefício. No período de antecipação basta que o segurado anexe um atestado médico junto ao requerimento com declaração de responsabilidade pelo documento através da plataforma Meu INSS. O atestado médico encaminhado precisa estar totalmente legível e sem quaisquer rasuras.
O atestado médico deverá conter:
- Assinatura e carimbo do médico com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM);
- Informações sobre a doença ou a respectiva numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID); e
- Prazo estimado do repouso necessário.
O benefício de antecipação será concedido pelo período definido no documento, limitado a até 60 dias. Por meio da antecipação, o segurado recebe o valor de até R$ 1.045 (um salário mínimo) sem perícia médica.
E quem tem direito a um benefício maior?
Para o segurado que tem direito a mais que um salário mínimo no auxílio-doença, o mesmo deverá receber a diferença assim que realizar a perícia médica, contudo, nas antecipações o valor pago é definido em um salário-mínimo para todos os trabalhadores.
Feito a perícia, o segurado com direito a um valor superior ao mínimo vão receber uma carta do INSS com todas as informações e recálculo do benefício para terem o restante do valor pago.
Caso o segurado tenha dúvidas não deixa de recorrer ao site Meu INSS ou ainda entrar em contato pela Central Telefônica 135.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp