Para montar uma clínica para dependentes químicos é preciso obter um bom planejamento e conhecer todos os detalhes necessários, os quais são de extrema importância e poucas pessoas conhecem, afinal, se trata do acompanhamento, tratamento e reabilitação de pessoas que necessitam do melhor atendimento.
Além de ser uma clínica focada nos cuidados para dependentes químicos, a mesma também é um negócio que precisa ser bem gerenciado e atender os requisitos legais, bem como, obter as licenças de funcionamento emitidas pelo Governo e órgãos de vigilância sanitária, por exemplo, a fim de garantir que o local é ideal e possui permissão para atuar no segmento.
O que é preciso para montar uma clínica para atender dependentes químicos
Para montar uma clínica para atender dependentes químicos é necessário se atentar a quatro fatores essenciais que são eles:
Estrutura
A estrutura de uma clínica para atendimento de dependentes químicos deve ser bem elaborada, pensando nas necessidades dos pacientes que serão atendidos e residirão ali por determinados períodos de tempo.
O local deve ser adequado com estrutura equivalente a quantidade de pessoas que serão atendidas, possuindo a mobília, decoração, espaço recreativo, salas para reuniões em grupo, quartos privativos ou compartilhados, sala para primeiros socorros, ala de saúde, refeitório, espaço para atividades, etc.
Licenças e documentos legais
Abrir uma clínica de reabilitação é semelhante a abertura de um consultório particular, é necessário apresentar os documentos necessários e obter a licença para funcionamento, de acordo com as legislações vigentes no país.
Portanto, é necessário procurar por órgãos responsáveis da região, como exemplo, subprefeitura, ANVISA, entre outros.

Além disso, é muito importante entrar em contato com o SEBRAE, contador ou escritório de contabilidade a fim de obter orientações sobre a melhor maneira de investir e as principais dicas de empreendedorismo no segmento.
Equipe multidisciplinar qualificada
Segundo a Interhelp Internação para atender, realizar o tratamento e reabilitação social de dependentes químicos, assim como nos demais segmentos da área da saúde, é necessário possuir uma equipe multidisciplinar composta por:
- Médico clínico geral
- Psiquiatra
- Psicólogo
- Enfermeiro
- Técnico em Enfermagem
- Nutricionista
- Terapeuta ocupacional
- Além é claro da equipe responsável pela limpeza, cozinha, lavanderia e cuidados de higiene com o ambiente, e parte administrativa composta por:
- Diretores
- Equipe executiva
- Administrador
- Recepcionista
- Zelador
- Gerente
Plano de negócios
Independente do segmento, desde dependência química a internação psiquiátrica ao pensar em abrir qualquer empresa é preciso ter um plano de negócios, a fim de mensurar a receita, despesa, lucros, melhorias na administração, entre outros.
A fim de garantir uma boa gestão e perfeito funcionamento da empresa.
Ao investir em um negócio como esse, é necessário analisar todos os detalhes, desde a parte financeira, atendimento ao paciente, tipo de tratamento, legislações, a licenças.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp