A governança corporativa é um processo usado por empresas em expansão para normatizar procedimentos e fluxos de informação e ampliar a estrutura organizacional, à medida que as operações se tornam mais complexas.
Nesse cenário, ela atua como um modelo de gestão para que a estrutura organizacional seja uniforme e controlada pela diretoria da companhia.
Quer saber mais sobre a importância da governança corporativa para as empresas? Então continue a leitura!
O que é governança corporativa?
Trata-se de um processo no qual é determinada a forma como a companhia é administrada, refletindo no regulamento interno da organização, em suas políticas e na cultura.
Assim, a governança corporativa tem o objetivo de levar a empresa a um sistema de gestão de excelência e com políticas alinhadas ao compliance digital.
Ainda dentro desse conceito, é a maneira como as corporações são controladas e dirigidas por seus diretores e sócios.
Nesse cenário, o intuito da governança corporativa é promover a transparência, para que haja clareza quanto às suas ações aos diversos tipos de público da companhia.
Logo, em um mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessária, pois gera valor para os atos da instituição, o que também pode ser usado como um diferencial competitivo.
Quais são os conceitos de governança corporativa?
A própria expressão governança corporativa conquista evidências e interesses de forma crescente dentro das organizações, sendo regida por conceitos fundamentais.
Veja-os a seguir:

- transparência: ao divulgar as ações da empresa de forma clara e socialmente responsável, sejam esses fatos positivos, sejam eles negativos, as companhias criam uma rede de confiança com todos os seus públicos de relacionamento, o que inclui funcionários e clientes;
- responsabilidade corporativa: a responsabilidade corporativa tem como pilar a valorização da sustentabilidade — de ordem social e ambiental — da corporação; e como objetivo, a sua longevidade;
- equidade: o conceito de equidade está relacionado ao igual tratamento de todos os sócios e partes interessadas no negócio;
- prestação de contas: é a justificativa e a divulgação de dados que ocorrem quando os gestores da companhia revelam os resultados de seus atos, omissões e tomadas de decisões.
Qual é a importância e os impactos da governança corporativa?
Até aqui você pôde perceber que a governança corporativa está relacionada ao alinhamento de interesses.
Também tem como objetivo a preservação e a otimização do valor econômico de longo prazo na corporação, o que colabora para uma maior qualidade das tomadas de decisão.
Assim, a sua importância está atrelada a diversos valores, a destacar:
- melhor desempenho operacional;
- inibição do uso privilegiado de informações;
- maior visibilidade de mercado;
- facilidade na captação de recursos;
- prevenção de problemas, erros e fraudes;
- menor custo de capital;
- como a tomada de decisão é descentralizada, diminuição do abuso do poder;
- menos conflito de interesses.
Veja que existe uma gama de possibilidades possíveis que representam soluções para dores comuns a qualquer negócio.
A importância da governança corporativa nas empresas se mostra na atração de investidores e no desenvolvimento de fortes relacionamentos com os clientes.
É uma estratégia de gestão eficiente para todas as empresas em processo de expansão ou que desejam normatizar seus processos.
Se você gostou deste artigo, confira também como a tecnologia ajuda na governança corporativa!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp