Empresas do grupo:

Início » Consulta ao lote residual da restituição do IR está disponível

Consulta ao lote residual da restituição do IR está disponível

por Gabriel Dau
3 minutos ler
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Está disponível desde a última sexta-feira, 22, a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de janeiro de 2021. 

Vale mencionar que no estado da Paraíba, o depósito bancário destinado a 1.349 contribuintes será feito no dia 31 de janeiro 2021, perante o valor total de R$ 2.637.027,35. 

O contribuinte que tiver o interesse em conferir se teve a declaração liberada, poderá acessar o portal virtual da Receita Federal. 

Ao realizar a consulta no Portal e-CAC, é possível também acessar o extrato da declaração e verificar se há alguma inconsistência, para então, regularizar a situação mediante o envio da declaração retificadora. 

Além do mais, a Receita Federal também disponibiliza o respectivo aplicativo para tablets e smartphones, o que promove facilidade na consulta às declarações do IRPF, bem como, na situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

Desta forma, torna-se possível realizar a consulta diretamente nas bases da Receita Federal todas as informações necessárias sobre a liberação das restituições do IRPF, junto às circunstâncias relativas ao CPF na mesma plataforma.

É importante dizer que a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) permanecerá disponível no banco durante o período de um ano. 

Portanto, se o contribuinte não realizar o devido resgate dentro deste prazo, ele deverá requerê-la através da internet ao apresentar o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, por meio do serviço de Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No entanto, se a quantia em questão não for creditada dentro do prazo estipulado, o contribuinte estará autorizado a entrar em contato direta e pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil, ou ligar na Central de Atendimento via telefone pelo número 4004-0001 nas capitais, ou 0800-729-0001 nas demais regiões. 

No caso dos deficientes auditivos há um telefone exclusivo, que é o 0800-729-0088. 

Em qualquer um destes números mencionados, é possível agendar relatar o problema e agendar o depósito em conta-corrente ou poupança, na titularidade do contribuinte em qualquer outra agência bancária também. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Por: Laura Alvarenga 

Você também pode gostar

Leave a Comment