Você proprietário de veículos, precisa anualmente, fazer o pagamento obrigatório do IPVA (Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva). Algumas pessoas, apesar da exigência anual, poderão ficar livre do tributo.
Lembrando que você ficar livre do tributo e ter o IPVA grátis neste ano, vai depender do estado em que o contribuinte reside.

IPVA grátis em 2021
Você sabia que os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA? Então fique sabem em quais estados isso é possível: Roraima e Rio Grande do Norte.
Veja os estados que preveem isenção por um tempo maior
15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.18 anos: Mato Grosso,20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.
Para ter direito,o proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado.
Lembrando que você poderá você poderá verificar o CRV ou CRLV, onde consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Vai se levar em conta o ano de fabricação para calcular o IPVA para avaliação do valor venal.
Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp