Estamos no momento de declarar o Imposto de Renda em 2021, no entanto muitas pessoas não sabem exatamente o que isenta o seu pagamento.
Levando em consideração os altos gastos com o tratamento de alguma doença.
Neste caso os aposentados ou pensionistas do INSS podem contar com o direito da isenção do Imposto de Renda, no entanto mesmo com o direito adquirido esse processo não é tão simples, por isso preparamos esse artigo para te orientar, confira.
Quais doenças dão direito a isenção?
Esse direito foi garantido através da lei nº 7.713/88 que dispõe sobre a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física.
O artigo 6º assegura a isenção para portadores de doenças graves perante os valores recebidos pela aposentadoria ou pensão, confira a lista das doenças graves que garante esse direito.
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira;
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante);
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Fibrose cística (Mucoviscidose);
- Hanseníase;
- Nefropatia grave;
- Hepatopatia grave (observação: em casos de hepatopatia grave serão isentos apenas os rendimentos auferidos a partir de 01/01/2005);
- Neoplasia maligna;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Síndrome de Talidomida;
- Tuberculose ativa.
Como comprovar a doença?

Primeiramente é necessário ter em mãos todos os documentos necessários, além do CPF e RG é necessário um laudo pericial que comprove a doença alegada, através de unidades médicas do SUS da União, Estados ou do município.
É necessário ser informado no laudo a data aproximada do diagnóstico da doença, então caso possua exames médicos, laudos, prontuários e até mesmo receitas médicas novas ou antigas, é importante levar até a consulta para facilitar a data do diagnóstico, caso contrário será considerado a data da consulta.
É importante também mencionar que essa regra não vale apenas para aposentados por invalidez ou que para aquele segurado que está recebendo auxílio-doença, mas se esse for seu caso, leve também a carta de concessão do benefício.
Como solicitar a isenção?
Depois de conseguir o máximo de documentos que comprovem com detalhes sua doença, o próximo passo é fazer o pedido da isenção junto ao INSS através do site ou aplicativo MEU INSS, ou também pelo número de atendimento 135 da previdência social.
Feito a solicitação será gerado um agendamento de perícia médica do INSS.
No dia da perícia é importante chegar na hora marcada sem atrasos com todos os documentos médicos além dos documentos pessoais em mãos, para que o médico possa analisar seu pedido de isenção do imposto de renda, e caso o pedido seja negado é possível entrar com um recurso no próprio INSS.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Leandro Rocha
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp