Quando uma pessoa fica impossibilitada de exercer suas atividades laborais, logo vem a preocupação, com o salário, para onde recorrer, como custear as despesas com remédios e exames.
Todo cidadão que faz suas contribuições para o INSS em dia, independente se for uma incapacidade temporária ou permanente, o mesmo poderá fazer jus a benefício previdenciários que podem amparar o segurado neste momento.
No artigo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e citar as 15 doenças que dão direito a esses benefícios. Acompanhe.
Aposentadoria por invalidez
Este trata-se de um benefício previdenciário para os cidadãos que fazem suas contribuições para o INSS e estão incapacitados total e permanentemente para exercer suas atividades laborais por motivo de doença ou acidente de qualquer natureza.
É necessário lembrar que para requerer este benefício, a incapacidade para o trabalho deve ser permanente, é comum que o segurado entre primeiro com o auxílio-doença para depois requerer a aposentadoria por invalidez.
Quais são os requisitos para requerer a aposentadoria por invalidez?
- É necessário estar na qualidade de segurado;
- Ter no mínimo carência de 12 meses;
- Ter incapacidade total e permanente para o trabalho.
Para requerer esta aposentadoria é necessário que o segurado passe por uma perícia médica.
O que é Auxílio-Doença
O auxílio-doença é para a incapacidade temporária, este benefício é para os cidadãos que não conseguem exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias em decorrência a uma doença ou acidente de qualquer natureza.
Para requerer este benefício é necessário cumprir muitos requisitos, além de passar por uma perícia médica.

Quais são os requisitos necessários para requerer o auxílio-doença?
- Ter no mínimo carência de 12 meses;
- Estar na qualidade de segurado;
- Estar incapacitado temporariamente para o trabalho, sendo necessário comprovar a situação com documentação médica, laudos médicos, exames e consultas.
Vamos citar as 15 doenças que dão direito ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
Existe uma lista com muitas doenças graves que dispensam a necessidade de ter o tempo mínimo de carência, a lista encontra-se no artigo 26 da Lei 8.213/91.
- tuberculose ativa;
- hanseníase;
- alienação mental;
- neoplasia maligna;
- cegueira;
- paralisia irreversível e incapacitante;
- cardiopatia grave;
- Mal de Parkinson;
- espondiloartrose anquilosante;
- nefropatia grave;
- estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
- contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada;
- Hepatopatia grave.
Ressaltando que as doenças desta lista estão dispensadas de carências, porém é necessário cumprir os demais requisitos para garantir o benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp