De acordo com a MP 1.045/2021, foi reformulado o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, o mesmo já entrou em vigor nesta quarta-feira, 28. No artigo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe
Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda
Este programa permite o corte de jornada e salários de trabalhadores da rede privada, assim como a suspensão temporária de contratos.
Redução de jornadas e salários
- Redução de 25% proporcional de jornada de trabalho e de salário;
- Redução de 50% proporcional de jornada de trabalho e salário;
- Redução de 70% proporcional de jornada de trabalho e salário.

Contrato de trabalho
A suspensão do contrato de trabalho vai funcionar da seguinte forma:
- É possível que o trabalhador receba 100% do valor do seguro-desemprego a que o empregado teria direito;
- Sendo possível também que o trabalhador receba 70% do seguro-desemprego a que o empregado teria direito em casos em que a empresa teve como ganho no ano-calendário de 2019, um valor superior a R $4.8 milhões.
Benefício Emergencial
Este é calculado de acordo com o valor do seguro-desemprego, juntamente com o percentual do corte de jornada do trabalhador.
Teto do auxílio
Este por sua vez poderá ser pago em situações de interrupção de contrato, o que seria no valor do seguro-desemprego, podendo chegar a R $1.911,84.
MP 1.045/2021
Resumindo, estes acordos para a redução de jornadas e salários ou suspensão dos contratos de trabalhos, começam a valer hoje, quarta-feira,28 .
Ressaltando que todos os acordos precisam ser informados ao sindicato da categoria dos empregados em um período de 10 dias corridos, começando a contar da data da sua celebração.
Por Laís Oliveira.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp