Você sabia que o menor de idade pode trabalhar e contribuir para o INSS e que em alguns casos ele não só pode contribuir com o INSS como deve? Pois é, na verdade, para compreender essa situação é necessário entender alguns pontos que abordaremos a seguir. Então, continue acompanhando!

Menor de idade pode trabalhar?
O primeiro ponto a se atentar é com relação à Constituição Federal, conforme expresso na legislação brasileira o menor de idade é a pessoa com menos de 18 anos, no entanto, com relação ao trabalho o mesmo é proibido apenas para menores de 16 anos.
Contudo, como diz o ditado “para toda regra tem sua exceção”, e no caso do trabalho para menores de 16 anos o mesmo é permitido na única e exclusiva condição de menor aprendiz, ou seja, a partir dos 14 anos.
Já ao menor que está na faixa de 16 a 18 anos é permitido trabalhar desde que o adolescente também não esteja escalado em horário noturno ou labore em condições perigosas ou insalubres.
Logo, com o entendimento de que o menor a partir dos 14 anos pode exercer atividade remunerada, o próximo passo a se atentar é em qual situação o menor de idade se torna obrigado a contribuir com a Previdência Social, bem como quando é possível escolher ou não contribuir para o INSS.
Menor de idade e a contribuição ao INSS
Sempre que um menor de idade exerce uma atividade remunerada o mesmo se torna segurado obrigatório do INSS, e essa condição vale inclusive no caso de menor aprendiz, no entanto, não se esqueça das limitações de idade para o trabalho.
Com relação aos menores de idade que sejam bolsistas ou ainda estagiários, os mesmos não são obrigados a contribuir para o INSS, a situação existe, pois, o dinheiro que os mesmos recebem tem como objetivo auxiliar, ou seja, não é efetivamente a situação de receber por trabalhar.
Para finalizar, a contribuição ao INSS é opcional para jovens que tenham 16 anos ou mais e que, ao mesmo tempo, não exercem atividade remunerada, nestes casos é possível contribuir para o INSS com a condição de segurado facultativo, a regra também vale para menores de idade que sejam bolsistas ou estagiários.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp