O Saque Emergencial do FGTS vem sendo aguardado pelos trabalhadores que tiveram acesso ao benefício em 2020 e esperam uma nova rodada também em 2021.
No entanto, o governo não manifestou nenhum interesse em liberar o saque emergencial até o momento.
Saque emergencial do FGTS

No início da pandemia de Covid-19 no ano passado, foi liberado pelo governo federal o saque emergencial do FGTS para os trabalhadores que possuíam saldo em conta ativa (emprego atual) e inativa (emprego anterior) no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
O limite para saque era de até um salário mínimo, independente do valor do saldo que o trabalhador tinha em conta. Em 2020, o salário era de R$ 1.045. O calendário foi elaborado conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. Não havia limite mínimo para saque.
No final de 2020, ficou a expectativa de liberar o saque emergencial do FGTS para 2021, já que o governo tinha encerrado o pagamento do auxílio emergencial e outros programas emergenciais. Acabou não sendo liberado.
Saque emergencial será liberado?
Indo direto ao ponto, não! Infelizmente, após uma longa espera e a pouca informação sobre a medida, no início do mês o ministério da Economia, enviou uma nota dizendo que o governo não tinha pretensão de liberar o saque este ano.
O Saque Emergencial do FGTS acabou ficando de lado, já que o governo deu preferência em realizar uma nova rodada do auxílio emergencial, a antecipação do 13° salário do INSS. Os planos do governo agora estão voltados para o Bolsa Família que deverá ter um novo valor até o final do ano.
Sendo assim, dificilmente o Saque Emergencial do FGTS seja liberado em 2021. Há uma preocupação por parte do governo que, uma nova liberação do saldo poderia comprometer a sustentabilidade do fundo, deixando ainda mais complexo a liberação da medida para este ano.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp