As operações de uma organização estão relacionadas a todos os meios pelos quais ela cria seus produtos/serviços. Quando as operações não são eficientes, o negócio está desperdiçando dinheiro e esforço.
Na Plano Consultoria, nossos profissionais lidam com o dia a dia de organizações que precisam do aumento da eficiência operacional. Essas empresas não querem mais continuar em um ciclo de desperdício e precisam manter a qualidade do produto/serviço que oferecem.
No que se refere à gestão financeira, a eficiência operacional está ligada a um bom funcionamento desde a entrada até a saída de recursos.
Fatores fundamentais para o aumento da eficiência operacional
Quando a organização consegue otimizar de maneira econômica suas operações básicas, eliminando processos desnecessários e desperdícios, inclusive, de potencial humano, está ao encontro de um caminho mais sustentável no mercado.
- A utilização de recursos está focada em minimizar o desperdício nas áreas de produção;
- A produção tem como foco tornar o ambiente o mais organizado possível, o que inclui garantir que as equipes e equipamentos possam atuar com maior eficiência, levando, inclusive, ao aumento da produção;
- A distribuição precisa se concentrar em garantir o manuseio eficiente do produto final, incluindo o trajeto dos produtos e entrega;
- O estoque precisa ter como base a produção e o gerenciamento adequado para atender às demandas com o mínimo de estoque excedente.
- Aumentando a Eficiência na organização
Diferentes métodos podem ser aplicados para o aumento da eficiência operacional e dependerá de cada organização.
Para atingir esse objetivo, as empresas precisam se atentar a:
- Monitorar constantemente o desempenho, seja por meio de dashboards em tempo real ou por meio de reuniões internas;
- Identificação e minimização de desperdícios, em todas as áreas do negócio;
- Utilização de benchmarks que possam dar à empresa uma referência de sua posição em comparação à concorrência.
Melhorando a eficiência operacional das organizações

Além da implementação dos KPIs ou indicadores de desempenho, há estratégias de gestão que podem ajudar na melhora do desempenho e na correção de possíveis falhas, que na maioria dos casos, são invisíveis aos gestores.
Análise de custos
Eficiência operacional está diretamente ligada aos custos organizacionais. Um dos primeiros passos para o aumento da eficiência é uma análise profunda do todos os custos da empresa.
É preciso categorizar os diferentes tipos de custos: manutenção, compra de insumos, folha de pagamento, entre outros. Depois disso, já é possível ter uma noção de quais custos podem ser reduzidos.
Análise da produtividade do time
Após a análise de custos é preciso analisar a produtividade das equipes. A automação de processos é muito importante nessa análise.
Uma vez que as atividades repetitivas são eliminadas por meio da utilização de programas e softwares, é possível contar exclusivamente com as habilidades e competências técnicas dos profissionais.
Sendo assim, é analisado, se mesmo com um processo automatizado, aquele profissional está de fato, rendendo ou “performando”, dentro da sua atuação.
Ferramentas de gestão de processos
Utilizar ferramentas para a melhora na gestão de processos auxilia no aumento da eficiência operacional, graças ao constante monitoramento tanto dos processos, quanto dos resultados.
A escolha da melhor ferramenta depende do que a organização está enfrentando no momento, por isso é tão importante ter a visão de fora de especialistas com ampla experiência no mercado, que consigam entender a empresa e apontar os melhores caminhos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp