Muitos empreendedores encerram seus negócios precocemente no Brasil. São três em cada dez microempreendedores individuais (MEIs), que fecham as portas em até cinco anos de atividade, segundo pesquisa do Sebrae.
E uma das principais razões para a mortalidade dos negócios é a não adoção de procedimentos essenciais, como a gestão financeira e de contratos.
Por meio da gestão de contratos é possível acompanhar o ciclo de vida do documento de contratação, desde sua criação até o encerramento e entrega do trabalho.
À medida que o número de contratos firmados por uma empresa cresce, se torna cada vez mais difícil monitorar sua aplicação, o que pode provocar quebra de cláusulas, atrasos e prejuízos.
Além disso, a gestão manual de contratos leva ao acúmulo desnecessário de papéis, desperdício de tempo e dificuldades de acompanhamento, especialmente para novos microempreendedores.
Inexperiência e falta de gestão inviabilizam negócios
Muitas das novas empresas que surgem no Brasil são criadas por necessidade, por pessoas que não possuem experiência em gestão.
Segundo a pesquisa do Sebrae, 42% dos entrevistados estavam desempregados até três meses antes de abrir a empresa e 43% empreenderam por necessidade.
“Por isso é tão importante que um dos primeiros investimentos realizados por novas empresas seja em gestão de contratos digitais”, avalia Fillipe Piomonte, diretor de Produto e Qualidade da plataforma de gestão financeira YpControl.
“É a maneira que o empreendedor tem de acompanhar o andamento de seus negócios, a correta aplicação dos contratos e de evitar qualquer quebra de cláusula que possa lhe trazer prejuízos”, afirma.
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Sistema une gestão de contratos a controle financeiro
O YpControl oferece dois formatos de gestão de contratos: a gestão imobiliária e a gestão de serviços.
“Na gestão imobiliária, o gestor tem acesso a informações como unidades alugadas e vendidas e datas de pagamento das prestações. Na gestão de serviços, o objeto pode ser recorrente ou ter tempo determinado”, explica.
No caso de gestão de contratos de prestação de serviços recorrentes, o sistema YpControl alerta sobre a necessidade mensal de pagamentos e informa ao setor financeiro quando a mensalidade é quitada por meio do pagamento de um boleto, por exemplo.
“Todas essas informações do contrato são integradas com o setor financeiro. Quando o contrato é criado, os dados financeiros são enviados para o setor. O gestor sabe como está o andamento, quanto já foi pago, o saldo devedor, os reajustes necessários. Isto é essencial para qualquer empreendimento, mas especialmente novas empresas: ter um controle global dos contratos firmados e das finanças do negócio”, conclui Piomonte.
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