O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começará no mês de agosto um pente-fino na concessão de benefícios. Todos os beneficiados pela Previdência estão sendo avisados que estão sendo investigados.
Cerca de 700 mil brasileiros estão recebendo desde o início deste mês em suas casas uma carta enviada pela Receita Federal. O objetivo é comunicar aos cidadãos contribuintes que é o momento de enviar uma declaração retificadora do Imposto de Renda.
Acompanhe conosco nesta leitura como você deve proceder ao receber uma convocação para retificar sua declaração de IR para não ficar sem seu benefício.
O que é o chamado pente-fino do IR?
Anualmente o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realiza uma espécie de revisão em todos os benefícios concedidos. É um método utilizado a fim de buscar alguma irregularidade ou falha na concessão do benefício. Afinal, diariamente são realizados milhares de pedidos ao INSS.
O intuito é revisar os pagamentos indevidos e dessa forma encontrar recursos para novos programas. Até o momento, foram enviadas mais de 700 mil cartas alertando sobre falhas no cadastro.
Os motivos que levam os contribuintes a caírem no pente-fino do governo é a falta de documentos no cadastro de concessão do benefício. As maiores irregularidades descobertas na operação Pente Fino estão relacionadas à morte de aposentados e fraudes nos certificados de vida.
Dentre os benefícios que passam pelo temido Pente Fino são:
- Auxílio Doença;
- Auxílio Acidente;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Benefício Assistencial (BPC-LOAS).
Quem receber a carta de convocação deve responder dentro do prazo de 60 dias. O ideal é entrar em contato pelo telefone 135 e já agendar o atendimento em até 30 dias, uma vez que as agências não estão atendendo se não for realizado este prévio agendamento. Caso este prazo expire e o órgão não tenha tido resposta, o benefício é suspenso. Portanto, esteja preparado para se defender.
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Quais os procedimentos ao receber a convocação?
- Ao receber a convocação, o segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar o atendimento. O atendimento pelo telefone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h;
- Pelo 135 é possível marcar a apresentação dos documentos originais e entrega das cópias na agência mais próxima;
- Mesmo que a agência esteja fechada devido à pandemia, haverá uma urna para a entrega apenas das cópias da documentação em envelope lacrado.
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