A Receita Federal vai liberar o pagamento do terceiro lote de restituição do IRPF 2021 (Imposto de Renda da Pessoa Física), na próxima sexta-feira, 30.
Além dos contribuintes que fizeram a declaração dentro do prazo e possuem prioridade legal, esse lote também irá contemplar as restituições residuais de exercícios anteriores.
Segundo a Receita Federal, para fazer esses pagamentos o valor total empenhado é de R$5,8 bilhões.
Para saber se você irá receber nesta rodada de pagamentos, basta fazer a consulta. Quer saber como? Então, continue conosco e confira também como receber a restituição.
Quem vai receber?
Segundo a Receita Federal, nesta etapa o crédito bancário será liberado para 5.068.229 contribuintes. São eles:
- 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos,
- 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos,
- 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave,
- 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério,
- 4.913.343 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 18 de maio,

Consulta
Para saber se a restituição foi liberada nesse lote, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
- acesse o Portal e-CAC,
- clique em “Meu Imposto de Renda”,
- escolha a opção “Consultar a Restituição”,
Assim, é possível fazer a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento. Essa plataforma também pode ser acessada através de celulares e tablets.
Como receber?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária que foi informada na Declaração de Imposto de Renda. Então, se a sua restituição foi liberada basta aguardar o depósito do valor em sua conta.
Mas, se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Isso pode acontecer em caso de erros nos dados da agência e conta do contribuinte ou ainda quando o mesmo deixa de informar à Receita Federal onde deve depositar a restituição.
Neste caso, o cidadão deve solicitar os valores a que possui direito através do Portal do Banco do Brasil ou entrar em contato pela Central de Relacionamento da instituição financeira.
Depois desse prazo, a restituição deve ser solicitada diretamente pelo Portal e-CAC, pois, o dinheiro é devolvido para a Receita Federal. Neste sentido, pode ser que você tenha valores de restituições que deveriam ter sido recebidas em exercícios anteriores. Então, não deixe de verificar essa possibilidade.
Malha fina
A consulta à restituição também permite verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, então, caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração é porque ela está em malha fina.
Assim, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos pagamentos.
“Quem não receber a restituição até 30 de setembro provavelmente tem algum problema na declaração. É importante que o contribuinte entre no portal do e-CAC e veja se sua declaração gerou alguma pendência. Se houver a pendência apontada haverá também informações de como regularizá-la”, explicou o auditor fiscal da Receita Federal e responsável pelo Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca.
Fazendo a devida correção, a declaração será novamente analisada pela Receita Federal e, caso esteja tudo correto a restituição será liberada, o que pode ocorrer nas seguintes datas:
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp