Empresas do grupo:

Início » Fumantes podem ser prejudicados em resposta imune da vacina Pfizer, aponta estudo

Fumantes podem ser prejudicados em resposta imune da vacina Pfizer, aponta estudo

por Wanessa
1 minutos ler

Segundo um estudo de pesquisadores japoneses, os tabagistas tendem a estar sob risco de respostas imunológicas mais baixas à vacina da covid-19.

O estudo preliminar realizado por pesquisadores japoneses contou com a participação de 378 profissionais de saúde com idades entre 32 e 54 anos, onde, os pesquisadores usaram amostras de sangue cerca de três meses após a segunda injeção para analisar os níveis de anticorpos protetores induzidos pela vacina de mRNA da Pfizer.

Análises 

Como aconteceu nos estudos passados, os participantes com mais idade possuem um nivel mais baixo de anticorpos, após considerar a idade, os único elementos de risco para que os níveis ficassem mais baixos de anticorpos foram o tabagismo e o sexo. 

Pesquisadores especulam que a diferença de gênero pode estar relacionada ao aumento do número de fumantes do sexo masculino, pois o índice de tabagismo dos homens é o dobro do das mulheres.

Segundo a publicação realizada nomedRxiv, sem revisão por pares, foi relatado que os níveis de anticorpos eram mais maiores em ex-fumantes do que naqueles que fumam atualmente, o que “sugere que a cessação do tabagismo reduz o risco de um nível mais baixo de anticorpos”.

Você também pode gostar

Leave a Comment