Empresas do grupo:

Início » Comissão aprova isenção de IPI na compra de computadores por alunos de baixa renda

Comissão aprova isenção de IPI na compra de computadores por alunos de baixa renda

por Gabriel Dau
3 minutos ler
Foto: MARCELLO CASAL JR

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que concede a estudantes matriculados em instituições públicas de educação básica isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de computadores pessoais, smartphones, tablets, notebooks e modems produzidos no País e com valor unitário de até R$ 3 mil.

A isenção, no entanto, só é válida para estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O texto aprovado contém quatro emendas do relator, deputado Bacelar (Pode-BA), ao Projeto de Lei 739/19, do deputado Ricardo Teobaldo (Pode-PE).

“Diante da crise financeira e orçamentária agravada pela pandemia, entendemos que o benefício deve ser concedido apenas para o grupo dos estudantes pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único”, explicou Bacelar.

O texto original previa a isenção de IPI para estudantes matriculados em instituições públicas de ensino e para professores em exercício nessas instituições.

Uso pedagógico

O relator, por meio das emendas, também estabelece que a isenção é válida para equipamentos com preço de até R$ 3 mil e obriga o estudante a pagar o IPI dispensado se o produto for vendido antes do prazo de 4 anos.

O texto original não previa valor limite para a isenção e estabelecia o prazo mínimo de 1 ano para a venda.

“O teto do valor de compra é consistente com o propósito de contribuir para que alunos de baixa renda da rede pública de ensino possam adquirir equipamentos eletrônicos para uso pedagógico”, afirma o relator.

Bacelar ressalta ainda que, como a redução do PIS/Cofins sobre equipamentos de informática, como computadores pessoais e tablets, teve seu prazo de vigência expirado, a medida proposta “se reveste de maior relevância”.

Tramitação

O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza

Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Você também pode gostar

Leave a Comment