O PMO (Project Management Office) é um dos departamentos que mais gera valor às organizações, mas ainda não é tão compreendido como deveria pelos gestores.
Na Plano Consultoria, contamos com profissionais PMO com certificados internacionais e atuamos na implantação de escritórios de projetos, oferecendo a essas empresas as condições para expansão no mercado.
Para entender sobre o que faz um PMO é preciso antes partir da compreensão de que há três categorias dentro dessa área:
- Corporativo;
- Departamental;
- Operacional.
PMO Corporativo
Esse departamento também costuma ser tratado como PMO Estratégico ou PMSO. É responsável pela definição dos padrões de gestão da empresa, portanto, está relacionado a todos os projetos da organização.
Tem forte conexão com os objetivos estratégicos na empresa. É responsável por gerenciar portfólios, além de sinalizar e indicar os projetos para os gestores.
Quando houver tarefas associadas à reunião de todos os projetos em prioridade, o departamento pode ser chamado de EPMO (Enterprise Porfolio Management Office).
PMO Departamental
Também é conhecido como PMO Tático ou PMO Organizacional e define os padrões de uma área, de um departamento, de uma diretoria ou de uma unidade dentro da organização, como é o caso da área de TI.
Essa categoria tem como intuito apoiar projetos simultâneos que ocorrem em determinado setor da empresa.
É responsável pelo desenvolvimento e implantação de metodologias e por dar prioridade a projetos internos e aos gerentes de projeto de cada departamento do negócio.
PMO Operacional
É também tratado como PMO para fins específicos ou especiais e é direcionado a casos em que os objetivos são bem específicos e costumam ter um tempo de funcionamento programado.
É aplicado em projetos de nível elevado de importância e complexidade, que demandam padrões específicos.
Diferenças entre Gerente de Projetos e PMO
Uma empresa pode contar com mais de um escritório de projetos e muitas pessoas confundem o PMO (escritório de projetos) com o cargo de gerente de projetos.
Dentre as principais funções do gerente de projetos, estão:
- Coordenação dos esforços para que os objetivos específicos do projeto sejam atingidos;
- Controle dos recursos do projeto dentro da cultura da empresa;
- Informar às partes interessadas sobre o desempenho do projeto.
Já dentre as principais funções do PMO (escritório de projetos), estão:
- Coordenação de esforços para que as estratégias da organização sejam atingidas;
- Otimização de recursos compartilhados entre todos os projetos da empresa;
- Disponibilização de informações concretas sobre os projetos sob seu controle;
- Oferecer suporte metodológico e no que se refere às ferramentas necessárias para os gerentes de projetos.
A complexidade de cada organização é o que definirá se o PMO será representado por apenas uma pessoa ou por mais profissionais.
As características do PMO também dependem da complexidade e da maturidade da empresa.
Quais os benefícios da implantação de um PMO (escritório de gerenciamento de projetos) em uma organização?
A implantação de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização otimiza a gestão de projetos e potencializa os seus resultados.
Mas para garantir o sucesso dessa implantação é necessário que haja estratégia de como a implementação ocorrerá dentro do negócio, para isso, será importante compreender quais são os objetivos da organização, alcance e justificativas para minimizar as dificuldades em cada etapa do processo e, consequentemente, os riscos de falha.
Um PMO bem estruturado em uma empresa gera mudanças nos procedimentos, metodologias e dentro da cultura de uma organização, mas é preciso vencer as principais barreiras nessa implantação como a resistência dentro do negócio.
Geralmente dentre os principais fatores de resistência está o custo da implantação e a experiência do corpo técnico dentro da empresa.
Mas é preciso estimular a compreensão dos colaboradores sobre o valor de um escritório de gerenciamento de projetos e dos muitos benefícios que traz às organizações, dentre eles, maior fluidez em seus processos e maior lucratividade no setor de atuação.
Não se implanta o PMO porque o time técnico não é capaz, aliás, os colaboradores são impactados e mais valorizados à medida que podem se dedicar aos seus respectivos papéis com mais autonomia e estrategicamente.
A melhor maneira de aumentar a maturidade em gerência de projetos em uma empresa é a formalização por meio da implantação de um PMO.
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