Nas últimas semanas temos visto diversas informações falando sobre o novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep bem como do benefício ser pago acumulado. Ambas as informações estão sendo confirmadas pelas redes sociais e outras mídias, mas será que de fato isso é verdade?
Algumas situações precisam ser explicadas, tal como o benefício dobrado e a divulgação do novo calendário de pagamentos do benefício. Assim, se você também quer entender essa situação continue acompanhando.
Novo calendário do PIS/Pasep
Temos encontrado pela internet possíveis calendários de pagamento do PIS/Pasep, contudo, os mesmos se tratam de calendários falsos. Precisamos entender que com a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) de adiar o pagamento do abono salarial ainda não temos um novo calendário definido.
A situação ocorre, pois, o Codefat definirá o novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep apenas em janeiro do ano que vem, isso porque, primeiro será necessário aguardar o envio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviado pelas empresas no mês de outubro.
Por meio da RAIS o governo consegue apurar as informações dos trabalhadores bem como identificar quais destes trabalhadores terão direito ao PIS/Pasep, para que em seguida possa liberar o novo calendário.
Contudo, vale lembrar que o processo de auditoria das informações leva cerca de 4 meses, sendo assim, em outubro as informações da RAIS são recebidas e após quatro meses a auditoria é completa sendo possível disponibilizar o novo calendário de pagamentos do benefício, o que deverá ocorrer apenas em janeiro.
Benefício acumulado
Com relação ao abono acumulado, muito misticismo vem sendo criado sobre o assunto, acontece que, com o adiamento do abono salarial ano-base 2020 que deveria começar a ser pago este ano e foi adiado para o ano que vem, o governo deverá pagar tanto o abono salarial ano-base 2020 quanto o ano-base 2021 no ano que vem.
Assim, não necessariamente o abono adiado virá dobrado, na realidade apenas será pago dois anos de benefício de uma vez, e isto, para quem se encaixa nos requisitos do PIS/Pasep ano-base 2020 e 2021. Além disso, será necessário aguardar o posicionamento do governo, frente ao pagamento acumulado, o que até agora não há nenhuma confirmação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp