A restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) já passou, a Receita Federal pagou o último lote na quinta-feira da semana passada, dia 30/09/2021, mas nem todos os contribuintes receberam as suas restituições.
A restituição do IRPF paga em 2021 teve como ano-base 2020, porém muitos contribuintes não receberam nenhum tipo de restituição e ainda devem explicações à Receita Federal, aproximadamente 2,4% das contribuições foram pegas na malha fina.
Das mais de 36 milhões de declarações, 869.302 foram retidas na malha fina, 666.647 são declarações com imposto a restituir, 181.992 das declarações pegas na malha fina tem impostos a pagar, e 20.663 estão com saldo zerado.
Causas da Retenção
A Receita Federal segue vigilante em todos os valores, quem cometeu erros ou omitiu alguma informação acabou caindo na malha fina, o leão segue atento a todas declarações.
As causas para as retenções das declarações foram muitas, porém a principal causa de retenções foi a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (como salários, ações judiciais e rendimentos de aluguel) essas causas correspondem a 41,4% das retenções, as outras causas foram para retenção foram as seguintes:
- 30,9% das retenções são por conta de: Despesas médicas, contribuições para previdência oficial, para previdência privada e pensão alimentícia;
- 20% das retenções são por conta de: Divergências entre o que consta em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e o que foi declarado pela pessoa física, além de outros itens relacionados a Dirf;
- 7,7% das retenções são por conta de: Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.
Fui pego na malha fina, e agora?
Se a restituição não for liberada, o cidadão poderá verificar o motivo no site da Receita, na opção Meu Imposto de Renda, é só verificar quais são as pendências. Após constatar que ele tem pendências o contribuinte tem 3 opções:
- Uma delas é realizar uma correção com uma declaração retificadora, nesse caso não existe multa ou penalidade. a partir do momento em que contribuinte receber uma intimação da Receita essa opção não tem validade, ela deverá ser feita antes de alguma notificação ou intimação.
- Apresentar online todos os comprovantes e documentos que atestam os valores que foram declarados por você e constaram como pendência. Para fazer isso você precisa verificar com atenção as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF.
Depois é só formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC da Receita Federal.
3) O contribuinte poderá aguardar o comunicado da Receita Federal que relata quais documentos precisam ser apresentados para explicar a pendência apresentada e dando um prazo.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de
Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de
semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém
completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre
IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem
complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na
prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não
perca tempo, clique
aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp