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Como emitir a carteira de trabalho digital?

por Matheus Vinicius Ribeiro
4 minutos ler
Foto: Agência Brasília

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para os trabalhadores brasileiros. A emissão deste documento já foi muito complicada, mas isso mudou com a carteira de trabalho digital.

Com objetivo de tornar os procedimentos trabalhistas mais práticos, os cidadãos podem começar a trabalhar sem a necessidade da CTPS física, tornando tudo mais prático. Com a carteira de trabalho digital uma empresa pode até mesmo contratar um funcionário a distância.

A praticidade que veio com a carteira de trabalho digital é muito grande, mas, muitos cidadãos não sabem como emitir esse documento digital que vem ajudando milhões de brasileiros.

Acompanhe os próximos tópicos e aprenda como emitir a sua carteira de trabalho digital.

A importância da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital foi criada em 2017, mas só se tornou obrigatória no ano de 2019. 

Com a carteira de trabalho digital, o documento físico foi realmente substituído, com sucesso. Até o ano de 2019 eles coexistiam e a opção digital não servia para substituir a física, mas isso mudou.

Hoje, documento digital substitui o físico e tornou a contratação de funcionários mais prática para as empresas.

Com a carteira de trabalho digital, as empresas não precisam mais do documento físico para contratar um funcionário, agora só é necessário do número do CPF de um profissional para efetuar  a contratação.

As empresas devem fazer o registro do funcionário na carteira de trabalho digital em até 5 dias.

Os trabalhadores poderão ter acesso as suas informações trabalhistas a qualquer hora, solicitar benefícios, e essas são apenas algumas das vantagens da carteira de trabalho digital

Como emitir a carteira de trabalho digital

A emissão da Carteira de Trabalho digital pode ser feita pelo aplicativo “carteira de trabalho”, que está presente nas lojas de aplicativos para Android e iOS, a Google Play e a App Store. O processo é bem simples, é só baixar o aplicativo e efetuar o cadastro.

A outra forma de obtenção da carteira de trabalho digital é pelo site do Ministério da Economia, primeiro você deve possuir um cadastro no acesso.gov.br. É só utilizar esse ‘login’ para emitir a sua Carteira de Trabalho digital.

Para ser direcionado para o site da carteira de trabalho é só clicar aqui

Não perca todas as vantagens que uma carteira de trabalho digital oferece, siga os conselhos que nós te demos acima e efetue logo a emissão deste documento tão importante para o trabalhador brasileiro.

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