Em alguns dias, acontecerá um dos eventos comerciais mais esperados do ano, tanto por varejistas como consumidores: a Black Friday. Quase dois anos depois do começo da pandemia, e com a inflação crescente provocada pela alta dos preços da energia, economizar passou a ser uma das principais preocupações dos brasileiros. Com isso, no dia 26 de novembro, a grande maioria das empresas do país lançará suas melhores ofertas para seduzir os consumidores que aguardam ansiosamente esta data para comprar aquele item desejado ou anteciparem suas compras de Natal a um preço melhor.
Nesse contexto de volatilidade e em plena reativação econômica, a pesquisa da Black Friday realizada pelo Tiendeo.com.br, plataforma líder em ofertas e descontos, revela que as expectativas dos brasileiros são altas, mas seu orçamento é baixo. Assim, 70% dos participantes na pesquisa declararam que nesta edição vão destinar menos de R$600, o que representa uma redução de 30% no orçamento em relação ao ano passado.
Neste ano o consumidores chegarão mais preparados, considerando que 55% afirmaram que planejarão suas compras com antecedência, traçando orçamento e comparando preços, enquanto 30% decidirão no momento se aproveitarão ou não uma super oferta, e somente se for algo realmente necessário, e somente 15% admite que cairá na tentação de fazer compras por impulso.
Nesta batalha, quem será o vencedor?
Embora não seja uma surpresa, para 89% dos compradores o mais atrativo desta campanha são os descontos em produtos, serviços ou eventos. O fator principal é: o que fará a diferença entre fazer a compra ou passar reto pela loja? 56% dos brasileiros expressaram que não hesitariam em aproveitar uma oferta de 60% a 80% de desconto. 33% dos consumidores estarão caçando descontos de 40% e 50%, enquanto 11% disseram que não comprariam nada com menos de 30%.
As clássicas promoções 2×1 ou 3×2 não podiam faltar, colocando-se entre as favoritas para 30% dos inquiridos. A comodidade também foi destaque, pois para 28% dos participantes, obter frete grátis nas compras será um estímulo importante.
Então, o que será mais importante? A marca, o preço ou o produto? Tudo indica que os brasileiros vão apertar o cinto nesta edição da Black Friday. De acordo com a plataforma, para 58% dos consumidores, o fator que determinará suas compras será o preço. Cerca de 38% colocarão a qualidade do produto em primeiro lugar, enquanto apenas 4% preferem privilegiar a marca.
Em relação ao canal de preferência, 60% garantem que encontrarão melhores promoções e descontos na loja online de suas marcas preferidas, 13% irão diretamente para a loja física, enquanto 27% irão alternar suas compras nos dois canais em busca da melhor oferta do ano.
O imperdoável: Escassez de productos
Quando questionados sobre o que as marcas e lojas devem melhorar nesta edição, 28% dos consumidores brasileiros exigem um maior número de produtos disponíveis, na mesma linha que 22% que exigem que os prazos de entrega sejam melhorados e seus produtos cheguem em boas condições.
No que diz respeito à experiência de compra, 20% consideram que é necessário dar mais atenção ao atendimento ao cliente, 16% esperam ampliar suas formas e facilidades de pagamento, enquanto 12% pedem maior segurança em suas transações e dados pessoais.
*Pesquisa realizada no Brasil com um público de 500 usuários da plataforma Tiendeo.com.br na primeira quinzena de novembro de 2021.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp