O Governo Federal finalmente começa a liberar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 aos beneficiários. Os pagamentos da parcela de dezembro se iniciaram na última sexta-feira (10) e seguirão até a quinta-feira da semana que vem, dia 23 de dezembro, quando todos os beneficiários com direito terão recebido.
Pagamentos do mês de dezembro
Os pagamentos do mês de dezembro ainda seguem o mesmo padrão de pagamentos do extinto Bolsa Família, ou seja, liberado nos últimos dez dias úteis do mês e com ordem de pagamentos conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).
As parcelas de dezembro, no entanto, acabaram sendo antecipadas em decorrência das festividades de natal e ano novo, entre os dias 24 a 25 de dezembro e 31 de dezembro a 1º de janeiro respectivamente. Confira as datas:
- NIS com final 1: recebe em 10 de dezembro;
- NIS com final 2: recebe em 13 de dezembro;
- NIS com final 3: recebe em 14 de dezembro;
- NIS com final 4: recebe em 15 de dezembro;
- NIS com final 5: recebe em 16 de dezembro;
- NIS com final 6: recebe em 17 de dezembro;
- NIS com final 7: recebe em 20 de dezembro;
- NIS com final 8: recebe em 21 de dezembro;
- NIS com final 9: recebe em 22 de dezembro;
- NIS com final 0: recebe em 23 de dezembro;
Quem recebe a parcela de dezembro?
Para a parcela de dezembro era esperado que todos os beneficiários do extinto Bolsa Família e os inscritos do Cadastro Único (CadÚnico) que estão na fila de espera pudessem receber seus respectivos pagamentos.
Todavia, segundo o Ministério da Cidadania não havia tempo hábil suficiente para adicionar os novos beneficiários tendo em vista que a folha de pagamentos de dezembro já estava em processo de finalização.
Assim, para a parcela de dezembro, somente os inscritos do extinto Bolsa Família terão acesso à parcela de R$ 600. Logo, os novos beneficiários devem receber os pagamentos a partir de janeiro de 2022.
Para descobrir como receber o benefício caso você não seja inscrito do extinto Bolsa Família nem ao menos do CadÚnico, é possível conferir o passo a passo aqui.
Como funciona o pagamento do Auxílio Brasil?
Os antigos beneficiários do extinto Bolsa Família foram migrados automaticamente para o novo programa do Governo Federal, Auxílio Brasil, disponibilizado desde novembro. Com relação aos meios de pagamento, continuam sendo os mesmos do extinto programa social, podendo ser recebido com cartão cidadão e senha.
Assim como para as famílias que estavam recebendo o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, os pagamentos pela plataforma continuaram da mesma forma para o Auxílio Brasil. Por fim, os beneficiários podem consultar a situação do benefício por meio do aplicativo de celular disponível para Android e iOS intitulado como “Auxílio Brasil”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp