Vivemos em um mundo globalizado onde várias atividades são realizadas pela internet , como: transações bancárias, cursos de graduação, reuniões de trabalho, consultas médicas, entre outras.
Pensando nas necessidades dos segurados que nem sempre conseguem comparecer às agências do INSS no tempo livre, foi criada a plataforma Meu INSS. Através dela, os segurados podem acessar vários serviços do INSS sem ter que sair de casa, um deles é a solicitação da aposentadoria.
Solicitação da aposentadoria pela internet
O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma. O segundo passo é verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos exigidos para a solicitação, isso facilita o procedimento.
Importante: Fazer o cálculo do benefício pretendido é fundamental, pois assim o segurado tem uma noção da modalidade de aposentadoria que pode assegurar mais vantagens e o valor dela.
Veja a seguir como é o passo a passo para requerer a aposentadoria pela internet:
- Acesse a plataforma Meu INSS;
- Faça o login da sua conta;
- Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
- Selecione a modalidade de aposentadoria desejada (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
- Responda o questionário sobre sua vida profissional;
- Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
- Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
- Verifique se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos e confirme;
- Por fim, clique em avançar.
Quais são os documentos necessários para a solicitação da aposentadoria?
Confira abaixo, os documentos que devem ser apresentados:
- Cópia do documento de identidade e CPF ou CNH. Vale lembrar, que se o RG não tiver o número do CPF, o cartão do CPF também deverá ser anexado;
- Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse documento deve conter todas as arrecadações realizadas pelo segurado com seus respectivos valores;
- Comprovante de endereço residencial;
- Requerimento por escrito;
- Comprovante de tempo de atividade especial, se for o caso;
- Comprovante de atividade no exterior, se for o caso;
- Comprovante de atividade rural, se for o caso.
Importante: Para que erros sejam evitados na solicitação da aposentadoria, o melhor a ser feito é contratar um advogado especialista em Previdência Social. Dessa forma o segurado garante o benefício mais vantajoso e não corre o risco de ser prejudicado pela ausência de alguma informação ou algum dado incorreto.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp