A reforma da previdência trouxe diversas alterações, em especial, nos moldes da aposentadoria do INSS. Dentre as mudanças, passou a ser exigida uma nova idade para as mulheres, além da criação de regras de transição para quem estava próximo de se aposentar.
A partir do vigor da reforma, em 13 de novembro de 2019, uma nova idade mínima passou a ser exigida para as mulheres, de modo que agora a classe precisa de 62 anos para se aposentar. Antes era necessário atingir 60 anos de idade.
No caso dos homens, nada mudou, em vista que a idade para se aposentar permaneceu em 65 anos. Além disso, ambos os sexos têm que cumprir com o mínimo de 15 anos de contribuição.
Vale lembrar que quem atingiu os antigos requisitos anteriores a reforma, ou seja, até 12 de novembro de 2019, pode se aposentar conforme as antigas regras. Isto porque, este grupo possui o chamado Direito Adquirido.
Quais regras da aposentadoria irão mudar?
Em resumo, a partir de 1 de janeiro de 2022 duas regras de transição passaram por mudanças, sendo a referente a idade mínima da mulher e a aposentadoria por pontos. No caso das regras de pedágio (50%/100%), nada irá se alterar.
Idade mínima em 2022
Esta regra, basicamente consiste em acrescentar 6 meses na idade da mulher a cada ano progressivamente até que ela atinja a idade exigida após a reforma (62 anos). Em 2021, a segurada pode se aposentar com 61 anos, todavia, em 2022, será necessário possuir as seguintes condições:
- Se mulher: 61 anos + 6 meses mais 15 anos de contribuição;
- Se homem: 65 anos mais os 15 anos de contribuição (nada muda).
Regra por pontos em 2022
Neste caso, o segurado precisa atingir uma pontuação que será resultado da soma do tempo de contribuição com sua idade. Este ano, é exigido que mulheres possuam 88 pontos e homens 98 pontos, além do recolhimento previdenciário exigido. Confira o que é necessário para se aposentar por essa regra em 2022:
- Se mulher: possuir 89 pontos + 30 anos de contribuições junto a previdência social;
- Se homem: possuir 99 pontos + 35 anos de contribuições junto a previdência social.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp