Depois do período de turbulência causado pela pandemia Covid-19, os trabalhadores mineiros agora têm milhares de oportunidades de tentar entrar ou retornar ao mercado de trabalho na primeira semana de 2022.
Os 133 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em Minas geram 3.798 vagas, sendo 383 em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
São postos de trabalho com remunerações que variam de um a mais de cinco salários mínimos.
Na capital mineira, são 208 vagas. Por exemplo, existem 16 cargos para gerente de loja e supermercado, com ganhos entre dois e três salários mínimos. Já com remuneração um pouco menor, de até dois mínimos, há também 11 oportunidades para cozinheiro geral.
Também há empregos para gerentes de loja, marceneiro, eletricistas, engenheiros, arquitetos, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos e advogados.
Todas as vagas disponibilizadas pelas unidades do Sine podem ser consultadas no portal Emprega Brasil ou no aplicativo Sine Fácil, adequado para celulares com sistema operacional Android ou iOS.
Dados e qualificação em dia
Marcel de Souza, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, ressaltou que é importante que os trabalhadores atualizem seus dados no Cadastro Sine, para que assim que surja uma oportunidade de emprego, a unidade chame o mesmo para participar do processo seletivo.
“Ao mesmo tempo, sempre insistimos para que o trabalhador se qualifique o máximo possível, porque as empresas têm sido cada vez mais rigorosas e criteriosas no processo seletivo. Então, as pessoas mais especializadas e com maior grau de escolaridade e capacitação são as que têm maior facilidade em conquistar essas oportunidades de emprego”.
Caged
De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia em dezembro passado, Minas Gerais registrou o 11º mês positivo em termos de geração de empregos formais.
Para se ter uma ideia, foram criados 24.035 empregos em novembro, resultando em 183.883 cadastros e 159.848 desligamentos.
No ranking do saldo nacional de empregos, o estado ocupa o terceiro lugar, atrás de São Paulo (76.952 vagas) e do Rio de Janeiro (35.654).
De janeiro a novembro de 2021, foram criadas 327.870 novas oportunidades.
Os próximos dados do Caged devem ser divulgados na última semana do mês.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp