A fim de evitar fraudes nos benefícios do INSS, anualmente os aposentados e pensionistas da autarquia precisam realizar a prova de vida. Ela é obrigatória e passará novamente por mudanças. O procedimento passará a ser feito a partir do cruzamento de dados entre as bases do governo federal. Com isso, a expectativa é de que o processo fique mais fácil.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou de assinar ainda hoje, dia 02, uma portaria com as mudanças. Contudo, ainda não há detalhes sobre as alterações.
A nova regra vai valer para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria. A prova de vida é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS provar que está vivo e continuar recebendo benefícios. Caso os segurados não passem pelo processo, os valores são suspensos.
Como é realizada a prova de vida atualmente?
Atualmente, os beneficiados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.
Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita a domicílio. O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.
Calendário da prova de vida do INSS
Prova de vida vencida em: Novembro/2020 a junho/2021:
Prazo final para o recadastramento: Janeiro/2022
Prova de vida vencida em: Julho e agosto/2021:
Prazo final para o recadastramento: Fevereiro/2022
Prova de vida vencida em: Setembro e outubro/2021:
Prazo final para o recadastramento: Março/2022
Prova de vida vencida em: Novembro e dezembro/2021:
Prazo final para o recadastramento: Abril/2022
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp