O governo divulgou nesta quarta-feira (2) que os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não precisarão mais realizar a prova de vida presencialmente.
O trabalho para análise da prova de vida será realizado pelo próprio governo, por meio de consulta na base de dados públicos e privados para identificar se o segurado continua vivo.
Anúncio da prova de vida automática
A divulgação ocorreu em meio a cerimônia no Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria estabelecendo as novas regras.
Vale lembrar que a exigência da prova de vida tem como objetivo evitar fraudes no pagamento dos benefícios previdenciários. Exigência essa que para muitos dos cerca de 36 milhões de pessoas que eram obrigados a prestar o exame anualmente era extremamente difícil.
— A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS. Como faremos? Com todas as bases de todos os órgãos do governo — discursou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira na cerimônia.
Conheça as situações que vão servir para a prova de vida
- registros de vacinação;
- consultas no SUS;
- comprovante de votação nas eleições;
- emissão ou renovação de passaporte;
- emissão ou segunda via da carteira de identidade;
- emissão ou renovação da carteira de motorista;
- operações privadas, ainda não especificadas pelo governo.
INSS deverá implementar as mudanças a partir de hoje
O INSS estará obrigado a partir de hoje, 2 de fevereiro, a correr bases de dados públicas e privadas para poder identificar a prova de que o segurado está vivo.
Conforme informado pelo Ministério do Trabalho, o INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento da portaria. Sendo assim, até esta data o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida está suspenso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp