O setor de serviços na Paraíba iniciou o ano de 2022 dando continuidade à trajetória de alta do ano anterior.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (16 de março), mostrou crescimento de 1,7% no mês de janeiro sobre o mesmo período do ano passado.
Esta é a 10ª taxa consecutiva do setor de serviços do Estado de Sergipe nessa comparação.
A taxa segue em alta desde abril de 2021.
O setor de serviços da Paraíba fechou o ano com crescimento acumulado de 9,2% em 2021.
Na comparação com janeiro de 2021, os resultados trouxeram uma expansão de todas as cinco atividades e também contou com crescimento em 65,7% dos 166 tipos de serviços investigados pelo IBGE.
Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio exerceu a principal contribuição positiva, impulsionado pelos ramos de transporte rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; gestão de portos e terminais; rodoviário coletivo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; e atividades de agenciamento marítimo.
Os demais avanços vieram dos serviços de informação e comunicação; dos profissionais, administrativos e complementares, dos prestados às famílias e outros serviços.
O ritmo de atividade do setor de serviços segue prejudicado pela inflação persistente, perda do poder de compra da população e juros em alta.
No entanto, para analistas do IBGE e economistas, o ritmo de atividade do setor de serviços poderia ser mais forte.