O Banco Central do Brasil divulgou que uma nova fase do “dinheiro esquecido” em bancos acontecerá a partir do próximo dia 2 de maio. A nova fase contará com outras sete situações em que os brasileiros podem ter valores a receber.
Logo, como se trata de novas situações que podem ter dinheiro esquecido, os brasileiros que receberam na primeira fase e até mesmo os que não tiveram nada pra resgatar na primeira etapa podem ter agora valores a receber.
Motivos da nova liberação
A nova rodada dos Valores a Receber traz outras situações específicas em que os brasileiros podem acabar tendo “esquecido” de receber seus respectivos valores.
Essa nova rodada poderá ser consultada tanto por quem teve saldo a receber na primeira etapa quanto para aqueles que não tiveram valores a resgatar.
Conforme informado pelo Banco Central, os novos motivos que podem liberar dinheiro esquecido aos brasileiros são:
- Tarifas que foram cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Créditos;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Como vai funcionar a nova rodada
Diferente do que aconteceu na primeira fase, onde primeiro o cidadão verificava se tinha ou não valores a receber onde em outra data poderia consultar o saldo e pedir o resgate dos valores.
Na nova etapa o processo será feito de uma vez só, ou seja, já no primeiro acesso o cidadão poderá consultar se possui valores esquecidos, já verificar o valor e realizar a solicitação de resgate dos valores.
Vale lembrar, no entanto, que ainda não foi definido como funcionará o calendário da segunda fase e se de fato haverá um calendário, apenas de que a nova rodada se inicia no dia 2 de maio.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp