Empresas do grupo:

Início » INSS: Confira 5 erros que podem atrasar a concessão da sua aposentadoria

INSS: Confira 5 erros que podem atrasar a concessão da sua aposentadoria

por Esther Vasconcelos
4 minutos ler
Imagem por @DCStudio / freepik

Quando sonhamos em nos aposentar cada dia que se passa é um passo mais perto de realizar esse sonho. Porém existem algumas situações que podem fazer esse processo demorar mais.

Por esse motivo preparamos esse artigo para te ajudar a não atrasar seu processo de aposentadoria, confira uma lista de 5 erros cometidos ao pedir aposentadoria do INSS.

1- Escolher a modalidade errada de aposentadoria

Muitas vezes no anseio pela aposentadoria, muitos contribuintes acabam escolhendo a modalidade de aposentadoria errada.

Isso acontece quando o cidadão cumpre os requisitos de uma modalidade e logo se aposentar, porém o ideal é fazer uma análise primeiro. As vezes esperar é a melhor opção para obter o melhor benefício possível.

Por isso o planejamento previdenciário, é tão importante. Através dele será analisado seu histórico previdenciário e você poderá saber qual a melhor opção de aposentadoria para você.

2- Documentação incompleta

Apresentar toda a documentação necessária na hora de requerer sua aposentadoria é extremamente importante. Pois para cada período que você contribui ao INSS, é necessária uma documentação específica.

Levar a documentação incompleta, podem te trazer problemas como:

  • Ter o benefício negado;
  • Ter que começar tudo do zero e perder alguns meses;
  • Seu benefício pode ter um valor menor do que você tem direito. 

Então se atente e se precisar procure ajuda de um advogado ou contador. Apresentar toda documentação é imprescindível para que o seu pedido de aposentadoria seja atendido.

Confira algumas documentações em comum que toda aposentadoria exige:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
  • Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
  • Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.

3- Divergência no cadastro

Verificar se o seu cadastro está correto tanto no INSS como na Receita é mito importante antes mesmo de solicitar seu benefício.

Os pedidos de aposentadoria são realizados pelo Portal meu.inss e qualquer mudança deve ser atualizada como mudança de nome, estado civil e endereço.

4- Buscar a ouvidoria do INSS

O benefício deve ser analisado em 45 a 90 dias, por isso é preciso ter paciência. Caso exceda esse prazo o segurado pode fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS.

Porém se o instituto ainda estiver dentro do prazo, entrar com uma reclamação pode atrasar a concessão da sua aposentadoria.

5- Não conferir o CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é um documento onde constam todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários da sua vida, como um extrato.

Antes de requerer ao INSS é importante que o segurado crie uma senha no portal meu.inss e veja se o CNIS está correto comparando os dados com a sua carteira de trabalho ou com os carnês recolhidos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Você também pode gostar

Leave a Comment