Neste artigo vamos falar sobre a aposentadoria dos servidores públicos, e responder uma grande dúvida de muitos, os Servidores Públicos podem receber mais de uma aposentadoria?
O servidor público é aquele que presta serviços para uma repartição da administração direta de natureza federal, estadual ou municipal.
O servidor público pode ter duas aposentadoria?
Sim! Para isso, o servidor público que trabalha na iniciativa privada pode garantir duas aposentadorias ao mesmo tempo.
Isso pode acontecer pois ambas são e regimes diferentes. Mas vale lembrar que é necessário que o segurado confirme se sua profissão permite a cumulação de benefícios.
De acordo a Constituição Federal, existem três possibilidades de acumulação de cargos:
- Dois cargos de professor;
- Um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
- Dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Servidores Públicos da Área da Saúde e professores também podem ter duas matrículas, ou seja, dois cargos públicos. E nada impede que ele se aposente nas duas, desde que cumpra as regras nas duas.
O servidor público pode se aposentar e continuar trabalhando?
O servidor público não pode se aposentar e continuar trabalhando no mesmo cargo ou matrícula que usou tempo para a aposentadoria. Mas o servidor aposentado pode trabalhar registrado como MEI ou autônomo normalmente.
Aposentadoria do servidor público em 2022
O Servidor público pode contar com 4 tipos de aposentadoria:
- Aposentadoria voluntária;
- Para homens: 65 anos de idade + 25 anos de contribuição junto a previdência social;
- Para mulheres: 62 anos de idade + 25 anos de contribuição junto a previdência social.
- Aposentadoria compulsória;
- O servidor público que possui idade igual ou superior a 75 anos deve receber a aposentadoria compulsória,
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Esta modalidade é concedida quando o servidor fica incapacitado de exercer suas funções de trabalho de maneira permanente.
- Aposentadoria pelas regras de transição da reforma;
- Regra por pontos: Para homens: possuir 62 anos de idade + 35 anos de contribuição, sendo 20 anos em exercício no serviço público e 5 anos no cargo em que se aposentou. O somatório deve dar 99 pontos em 2022; Para mulheres: possuir 57 anos de idade + 30 anos de contribuição, sendo 20 anos em exercício no serviço público e 5 anos no cargo em que se aposentou. O somatório deve dar 89 pontos em 2022.
- Pedágio de 100%: Para homens: ter 60 anos de idade + um pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição que restava para se aposentar até 12 de novembro de 2019; Para mulheres: ter 57 anos de idade + um pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição que restava para se aposentar até 12 de novembro de 2019;
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp