O trabalhador que nasceu em abril vai poder sacar o FGTS Extraordinário de até R$ 1 mil, a partir desta quarta-feira (11). A partir dessa data, eles terão até dia 15 de dezembro para movimentar o valor.
Segundo a Caixa Econômica Federal, quem não sacar o valor, o dinheiro irá retornar ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O banco informou que as liberações serão feitas de acordo com o calendário que leva em conta o mês de nascimento do trabalhador.
Estão aptos ao saque extraordinário do FGTS, 42 milhões de brasileiros, que podem consultar o saldo disponível, porém, a retirada e a movimentação só poderá ser realizada de acordo com o calendário estabelecido pela Caixa.
O trabalhador vai poder consultar se tem direito ao benefício e saber o valor e a data para receber o dinheiro, através do site da Caixa, aplicativo FGTS (versão atualizada) e também nas agências da Caixa.
Pelo site, será possível você saber se tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
Pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal será possível você consultar o valor creditado, a data de crédito na Conta Poupança Social Digital. Também será possível informar que você não deseja receber o crédito do valor e vai poder solicitar o retorno do dinheiro para a conta do FGTS. Outra possibilidade é realizar a alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.
Quando o trabalhador pode sacar o FGTS?
Geralmente, o trabalhador só vai poder sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS em situações como: demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria. No entanto, desde março, após a publicação da Medida Provisória pelo Governo Federal, o trabalhador passou a ter direito ao saque extraordinário.
Calendário do Saque Extraordinário do FGTS
- 11 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em abril;
- 14 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em maio;
- 18 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em junho;
- 21 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em julho;
- 25 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em agosto;
- 28 de maio – saque do FGTS liberado para os nascidos em setembro.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!