As crianças e adolescentes de baixa renda podem garantir um benefício mensal no valor de um salário mínimo (R$ 1.212) pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O benefício pago pelo INSS diz respeito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), mais conhecido como BPC/Loas.
O benefício é muito popular entre os idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, tendo em vista que normalmente o BPC é pago para idosos em situação de vulnerabilidade social e com idade superior aos 65 anos.
Benefício para crianças e adolescentes
Em regra geral o BPC/Loas pode ser pago em dois casos específicos, para idosos de baixa renda com 65 anos ou mais e para pessoas com algum tipo de deficiência.
Todavia, no caso de pessoas com deficiência, não existe regra que determina qual a idade da pessoa que pode ter direito ao benefício.
Dessa forma as crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência e que são de baixa renda também podem garantir direito ao BPC/Loas.
No caso das crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência, a condição deve impedir natureza mental, física, intelectual ou sensorial a longo prazo. Os efeitos então devem prevalecer por, ao menos, dois anos.
Requisitos para solicitar o benefício
Para garantir acesso ao BPC no valor de um salário mínimo por mês para as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência é necessário que a sua família esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Além disso, para garantir direito ao BPC para seu filho é necessário que a família se enquadre nos seguintes requisitos:
- Família deve obrigatoriamente ter uma renda per capta inferior a 1/4 de salário mínimo (R$ 303 por pessoa);
- Devem estar inscritas no CadÚnico;
- A deficiência para a criança é fundamental para garantir o acesso ao benefício
- A criança deve ser brasileira (nata ou naturalizada), ou de nacionalidade portuguesa com residência comprovada no Brasil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp